Hiperparticularização de conceitos, negativismo científico e a natureza da ciência

uma análise das respostas aos textos de disseminação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13355

Palavras-chave:

Hiperparticularização. negacionismo científico. Natureza da ciência. Divulgação científica.

Resumo

Este trabalho buscou analisar, à luz dos referenciais sobre hiperparticularização dos conceitos, tipos de negacionismo e Natureza da Ciência, discursos contrários a materiais de divulgação científica produzidos no período da pandemia de COVID-19. Na análise interpretamos o material disponível na forma de comentários de acesso livre, feitos por leitores de um canal de divulgação, objetivando compreender quais características podem ser identificadas e com isso tecer caminhos para o pensar a educação científica. Pode-se identificar categorias que evidenciam a presença dos aspectos referentes aos três conceitos utilizados e ainda tecer considerações sobre como os mesmos se relacionam. Além da desconstrução dos comentários, a análise pode subsidiar o planejamento de ações voltadas à educação científica e a mitigação da propagação de desinformação.

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Biografia do Autor

  • Gildo Girotto Júnior, Universidade Estadual de Campinas

    Professor do Departamento de Química Analítica da Universidade Estadual de Campinas.Mestre e Doutor em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo e a Licenciatura em Química pela UNESP - Campus Araraquara. Sou membro do Grupo de Pesquisas em Educação em Ciências (PEmCiE) e da Rede de Inovação e Pesquisa em Ensino de Química (RIPEQ). As pesquisas desenvolvidas reportam a área de formação de professores com ênfase na análise e desenvolvimento de conhecimentos profissionais e tecnológicos para o ensino, práticas interdisciplinares e propostas de divulgação científica. Atualmente atuo como assessor da pró-reitoria de graduação da UNICAMP coordenando projetos inovadores e metodologias ativas no Espaço de Apoio a Aprendizagem (EA2).

  • Cyntia Almeida Vasconcelos, Universidade Estadual de Campinas

    Formada em curso superior interdisciplinar, ProFIS, atualmente aluna do curso de Licenciatura em Química e do curso de Química modalidade e Tecnológica na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na rede estadual do estado de São Paulo, participa de projetos de divulgação científica vinculados ao Instituto de Química da UNICAMP e atua no desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica no Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEmCiE).

  • Gabriela Fasolo Pivaro, Universidade Estadual de Campinas
    Formada em física, mestra em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP e doutoranda no mesmo programa. Pesquisa sobre as características do discurso negacionista científico nas redes sociais em tempos de pós-verdade. Atualmente é também professora da rede estadual de São Paulo.  

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Publicado

2022-02-15

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Girotto Júnior, G., Almeida Vasconcelos, C. ., & Fasolo Pivaro, G. . (2022). Hiperparticularização de conceitos, negativismo científico e a natureza da ciência: uma análise das respostas aos textos de disseminação científica. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 24, 113-130. https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.13355
Recebido 2022-01-11
Aprovado 2022-01-14
Publicado 2022-02-15