Divulgação científica e formação de professores

Possibilidades extensionistas na pandemia de covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.12959

Palavras-chave:

divulgação científica, extensão universitária, relação universidade-escola

Resumo

O presente trabalho apresenta uma experiência de divulgação científica extensionista, vinculada à matriz curricular de um curso de licenciatura em Ciências, denominada Cientista por um dia, realizada durante a pandemia de Covid-19. A proposta caracterizou-se por encontros síncronos com estudantes de educação básica para a realização de atividades experimentais investigativas que dialogassem com as questões científicas vigentes. Durante os anos de 2020 e 2021, cerca de 290 estudantes oriundos de 13 escolas públicas e privadas participaram das atividades, monitorados por bolsistas de extensão. Os resultados indicam que, apesar do ambiente remoto dificultar as interações entre os estudantes participantes, eles puderam expressar suas dúvidas e opiniões ao longo dos encontros. A atividade constitui-se importante componente formativo para os futuros professores, que puderam conhecer a realidade do ensino remoto na educação básica e as dificuldades enfrentadas pelos professores durante a pandemia. Além disso, a experiência possibilitou uma relação dialógica entre a universidade e as escolas, a interação profissional e o fortalecimento da tríade ensino-pesquisa-extensão.

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Biografia do Autor

  • Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo

    Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo atuando no curso de Ciências – Licenciatura do campus Diadema. Formado em Química-Licenciatura pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutor em Educação pela mesma instituição, dedica-se ao campo de pesquisa e estudos da formação inicial e continuada de professores de Química.

  • Alexandre Monteiro de Camargo, Universidade Federal de São Paulo

    Discente no curso de Licenciatura em Ciências com especialização em Química na Universidade Federal de São Paulo, técnico em Química formado pela ETEC Júlio de Mesquita e professor de educação básica no Estado de São Paulo.

  • Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva , Secretaria da educação do estado de São Paulo

    Graduado em licenciatura em Ciências - trajetória em Biologia na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e professor da rede estadual de ensino de São Paulo.

  • Brenda Regina Bondezan Pereira, Universidade Federal de São Paulo

    Graduanda em Ciências- Licenciatura com habilitação em Química na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Concluiu uma iniciação à docência vinculada ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na área de Física e LIBRAS. Atualmente, desenvolve uma iniciação científica, atuando na área de Química Orgânica com ênfase em Síntese Orgânica, sob orientação da Profa. Dra. Elisângela Vinhato. Além disso, participa do Programa Institucional de Residência Pedagógica como voluntária no subprojeto Ciências, é professora voluntária no cursinho popular Articul@ções, monitora voluntária da disciplina de Prática Pedagógica de Química II e bolsista no Programa Cientista por um Dia.

  • Natacha Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

    Graduanda em Ciências- Licenciatura com habilitação em Biologia na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Concluiu duas iniciações científicas no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas,uma delas com bolsa PIBIC. Concluiu três monitorias nas matérias de Biologia Celular, Zoologia de deuterostomados e Ecologia geral. No Instituto Butantan desenvolveu uma iniciação científica na área de bioquímica de venenos de serpentes brasileiras. Atualmente, é bolsista de biologia do projeto de extensão cientista por um dia da UNIFESP.

  • Ana Maria Santos Gouw, Universidade Federal de São Paulo

    Bióloga, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Unifesp. Coordenadora do programa de Extensão Cientista por um Dia. Atua na formação de professores de Ciências, percepção pública da ciências e processos de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2022-02-15

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Antunes-Souza, T., Monteiro de Camargo, A., Ricardo Júnior da Rocha Silva , A., Regina Bondezan Pereira, B., Ferreira de Oliveira, N., & Santos Gouw, A. M. (2022). Divulgação científica e formação de professores: Possibilidades extensionistas na pandemia de covid-19. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 24, 157-168. https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.12959
Recebido 2021-11-20
Aprovado 2022-01-17
Publicado 2022-02-15