Scientific communication and teacher education

Extensionist possibilities in the COVID-19 pandemic

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.12959

Keywords:

scientific communication, university extension, university-school relationship

Abstract

This paper presents an experience of extensionist scientific dissemination, linked to the curriculum of a science undergraduate course, called Scientist for a day, during the Covid-19 pandemic. The proposal was characterized by synchronous meetings with basic education students to carry out investigative experimental activities that dialogued with current scientific issues. During the years 2020 and 2021, about 290 students from 13 public and private schools participated in the activities, monitored by extension fellows. The results indicate that, despite the remote environment hindering the interactions between the participating students, they were able to express their doubts and opinions throughout the meetings. The activity is an important formative component for future teachers, who were able to learn about the reality of remote teaching in basic education and the difficulties faced by teachers during the pandemic. In addition, the experience enabled a dialogical relationship between the university and the schools, professional interaction, and the strengthening of the teaching-research-extension triad.

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Author Biographies

  • Thiago Antunes-Souza, Universidade Federal de São Paulo

    Professor adjunto da Universidade Federal de São Paulo atuando no curso de Ciências – Licenciatura do campus Diadema. Formado em Química-Licenciatura pela Universidade Metodista de Piracicaba e doutor em Educação pela mesma instituição, dedica-se ao campo de pesquisa e estudos da formação inicial e continuada de professores de Química.

  • Alexandre Monteiro de Camargo, Universidade Federal de São Paulo

    Discente no curso de Licenciatura em Ciências com especialização em Química na Universidade Federal de São Paulo, técnico em Química formado pela ETEC Júlio de Mesquita e professor de educação básica no Estado de São Paulo.

  • Anderson Ricardo Júnior da Rocha Silva , Secretaria da educação do estado de São Paulo

    Graduado em licenciatura em Ciências - trajetória em Biologia na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e professor da rede estadual de ensino de São Paulo.

  • Brenda Regina Bondezan Pereira, Universidade Federal de São Paulo

    Graduanda em Ciências- Licenciatura com habilitação em Química na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Concluiu uma iniciação à docência vinculada ao PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) na área de Física e LIBRAS. Atualmente, desenvolve uma iniciação científica, atuando na área de Química Orgânica com ênfase em Síntese Orgânica, sob orientação da Profa. Dra. Elisângela Vinhato. Além disso, participa do Programa Institucional de Residência Pedagógica como voluntária no subprojeto Ciências, é professora voluntária no cursinho popular Articul@ções, monitora voluntária da disciplina de Prática Pedagógica de Química II e bolsista no Programa Cientista por um Dia.

  • Natacha Ferreira de Oliveira, Universidade Federal de São Paulo

    Graduanda em Ciências- Licenciatura com habilitação em Biologia na UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo). Concluiu duas iniciações científicas no Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas,uma delas com bolsa PIBIC. Concluiu três monitorias nas matérias de Biologia Celular, Zoologia de deuterostomados e Ecologia geral. No Instituto Butantan desenvolveu uma iniciação científica na área de bioquímica de venenos de serpentes brasileiras. Atualmente, é bolsista de biologia do projeto de extensão cientista por um dia da UNIFESP.

  • Ana Maria Santos Gouw, Universidade Federal de São Paulo

    Bióloga, mestre e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Federal de São Paulo. Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Unifesp. Coordenadora do programa de Extensão Cientista por um Dia. Atua na formação de professores de Ciências, percepção pública da ciências e processos de ensino-aprendizagem.

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Published

2022-02-15

How to Cite

Antunes-Souza, T., Monteiro de Camargo, A., Ricardo Júnior da Rocha Silva , A., Regina Bondezan Pereira, B., Ferreira de Oliveira, N., & Santos Gouw, A. M. (2022). Scientific communication and teacher education: Extensionist possibilities in the COVID-19 pandemic. Prometeica - Journal of Philosophy and Science, 24, 157-168. https://doi.org/10.34024/prometeica.2022.24.12959
Received 2021-11-20
Accepted 2022-01-17
Published 2022-02-15