Sobre a Revista

O que é PrometeicaPrometeica é uma revista acadêmica criada com o objetivo de divulgar artigos críticos que explorem os limites das relações entre a Filosofia e a Ciência. Foi criada por pesquisadores argentinos e brasileiros vinculados à Universidad de Mar Del Plata e à Universidade Federal de São Paulo, em formato digital, de acesso aberto e revisada por pares. Ela está destinada a um leitor humanista. Embora o termo humanista seja polissêmico, é entendido aqui, como o interesse pela compreensão do mundo a partir de uma perspectiva humana na qual o próprio homem é, também, objeto de reflexão. Por estas razões, dizemos que Prometeica é uma revista de “Filosofia e Ciências”. O afã da Filosofia por dar respostas que nos aproximem da compreensão do mundo é fartamente conhecido, desde os tempos imemoriáveis. No entanto, também há séculos, a reflexão filosófica isolada já não consegue aumentar o conhecimento. Necessita, portanto, de um diálogo com outras ciências como a Física, a Biologia, a Matemática, numa perspectiva diacrônica com os estudos históricos, no sentido amplo do termo, e no sentido das antigas Geisteswissenschaften, que receberam e recebem diferentes nomes de acordo com as orientações dos planos e programas de estudo. Por isso a Prometeica, além de ser uma publicação acadêmica que atende a esses padrões, pretende ser um espaço de intercâmbio aberto ao diálogo interdisciplinar, ao debate e à difusão do trabalho de diferentes especialistas no mundo. Por essas razões, a revista aceita trabalhos em vários idiomas: espanhol, português e inglês.

Para que se publica Prometeica? Prometeica é um periódico multidisciplinar dedicado a analisar, refletir e compreender a intersecção entre filosofia e ciência como base e avanço do conhecimento científico. Isso inclui aspectos interdisciplinares dentro da área de Filosofia, como a Filosofia da Arte, das Religiões, da Literatura, Lógica e Teorias do Conhecimento, História da Filosofia bem como o diálogo entre Ensino de Ciências, Epistemologia, Filosofia da Ciência e História da Ciência. Tal característica emerge do fato de assumirmos as ciências como frutos da produção humana, social e historicamente determinados. Da mesma forma como a concepção sobre a natureza da ciência mudou ao longo do tempo (fazendo com que determinados saberes ora estivessem associados a um contexto científico, ora ao contexto religioso), os elementos relativos à sua produção e disseminação também foram se transformando em função de mudanças nas estruturas e relações sociais. Consideramos que as condições sociais e os valores socioculturais são fundamentais para a construção e para a aplicação do conhecimento científico. A Prometeica publica artigos, ensaios, dossiês e resenhas.

Qual é a relevância e a singularidade da Prometeica? Prometeica busca ser um periódico revolucionário no sentido de enfatizar a importância da relação entre as diversas áreas do conhecimento por meio do diálogo multidisciplinar. Por ter acesso aberto e ser gratuita, valoriza a produção de conhecimento gerada por financiamento de pesquisa com verba pública em universidades brasileiras e estrangeiras. Foram essas características que permitiram a inserção de Prometeica na Web Of Science em 2015 e na Scopus em 2019, dada sua relevância na área de Humanidades e Artes. Os artigos publicados evidenciam a importância do pensamento humanista para a formação de cientistas, professores universitários e estudantes de graduação e pós-graduação em áreas do conhecimento relacionadas à Educação Superior e Básica, incluindo o desenvolvimento e a aplicação de metodologias de ensino e de pesquisa.

Qual a modalidade de publicação da Prometeica?

Prometeica – Revista de Filosofia e Ciências publica seus artigos na modalidade online e de "acesso aberto", seguindo os princípios da Budapest Open Access Initiative (BOAI) de 2002, por meio de plataforma Open Journal System. Entendemos por “acesso aberto” a sua disponibilidade completa e gratuita na Internet. Permitimos que qualquer pessoa leia, baixe, copie, distribua, imprima, pesquise ou use o material publicado para qualquer outra finalidade legal, sem barreiras financeiras, legais ou técnicas. Reconhecemos, no entanto, controle dos autores sobre a integridade de seu trabalho e o direito de serem reconhecidos e citados adequadamente. Prometeica é totalmente gratuita e não cobra taxas de envio de artigos, nem taxas de processamento de artigos (APCs).

Quem hospeda a Prometeica?

A Revista Prometeica é hospedada no Portal de Periódicos da Universidade Federal de São Paulo desde 2019. O domínio unifesp.br e o prefixo DOI, 10.34024, disponibilizados ao periódico, representam as funções editoras da universidade.

Campo Temático:

Os trabalhos enviados para publicação na PROMETEICA devem versar sobre temas relacionados ao seguinte escopo temático:

  • Filosofia, Direito e Ética; 
  • Ciências experimentais e matemáticas, suas histórias e epistemologias; 
  • Ciências Humanas, Psicologia, Sociologia Filosofia Política e Educação; 
  • Cosmologia, Astronomia; 
  • Artes e suas interfaces, Semiótica e Filosofia da Linguagem.

A aceitação será feita baseada na originalidade, significância e contribuição científica. Artigos com objetivos meramente propagandísticos ou comerciais não serão aceitos.

Idiomas aceitos: espanhol, inglês y português.

Formatos: On-line (ISSUU); PDF (Portable Document Format); XML (Extensible Markup Language); HTML (HyperText Markup Language); ePUB (Electronic Publication).

Periodicidade: fluxo contínuo a partir de 2025 

Contato: prometeica@unifesp.br 

Preservação de dados

O periódico é preservado pela rede PKP-PN.

Identificadores persistentes

A Prometeica usa o DOI (Digital Object Identifier) para identificação dos artigos, o ORCID para identificação dos autores, o ROR (Research Organization Registry) para identificação das instituições universitárias e o Publons/Reviewer Credits para identificação das revisões.