La construcción del “yo” docente

Aportes lacanianos y dubarianos para la comprensión de la identidad docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.20605

Palabras clave:

formación docente, psicoanálisis lacaniana, identidad docente, sociología profesional

Resumen

La complejidad de la construcción de la identidad docente ha sido considerada, durante décadas, como uno de los pilares de los procesos significativos de formación docente. Comprender sus elementos constitutivos y su dinámica puede proporcionar contribuciones importantes al desarrollo profesional. Ante esta situación, este artículo se propone indagar aspectos de la identidad docente y su dinámica en la constitución del docente, a partir de procesos (auto)reflexivos. Desde un punto de vista teórico, basaremos nuestras discusiones en el psicoanálisis lacaniano y la sociología profesional de Dubar. La investigación se realizó con docentes en servicio, que realizaron un posgrado en el área de formación docente, y se apoyó en la producción de autodibujos y procesos reflexivos guiados. Los resultados permiten inferir sobre la apropiación de la propuesta por parte de los sujetos involucrados, provocando preguntas sobre el propio proceso de constitución del “yo docente”.

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Biografía del autor/a

  • Leonardo André Testoni, Universidade Federal de São Paulo

    Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio Pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de Psicologia da Educação. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo e Química pela Universidade Municipal de Taubaté. Atualmente, é Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo e orientador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA - UNIFESP). Atua, também, como orientador e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, na Universidade Federal do ABC. Atuou como pesquisador do Laboratório de Ensino de Física (LAPEF) da Universidade de São Paulo (USP). É membro da American Psychological Association (APA). Tem experiência na área de Ciências da Natureza/ Psicologia da Educação, com ênfase em Processos Sociocognitivos de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, História e Filosofia das Ciências.

  • Amanda Bassani, Universidad Estatal Paulista

    Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Campus de Assis. Ex-membro do Centro Acadêmico de Psicologia (2022) e ex-presidente do Diretório Acadêmico XVI de Agosto (2023). Atuou como estagiária bolsista na frente de acolhimento do Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial (NTAPS) e como editora colabora bolsista da Revista Ciência em Extensão (UNESP). Atualmente, é psicóloga clínica de abordagem psicanalítica, com foco em Freud-Lacan.

  • Cristiane Bassani, Colégio Parthenon Bom Clima

    Formada em Pedagogia, atuou por diversos anos como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desde 2013, exerce a função de coordenadora pedagógica desse segmento, sendo responsável pelo acompanhamento dos alunos, formação continuada dos professores, elaboração e desenvolvimento curricular, além do atendimento às famílias. É mestre em Educação, na linha de pesquisa Formação de Formadores, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

  • Patrícia Rosana Linardi, Universidade Federal de São Paulo

    Possuo graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e pós doutorado na Universidade Federal de São Carlos (2013), nos quais trabalhei com Jogos para o ensino de números inteiros, formação matemática e formação de professores e o uso de tecnologia pelos professores dos anos iniciais, respectivamente. Além disso, fui professora de matemática por 12 anos na escola pública do interior de São Paulo. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação matemática e formação de professores de matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Linguagem e ensino-aprendizagem. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Programa de pós-graduação em Ciências e Matemática (PECMA) da UNIFESP - Diadema.

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Publicado

2025-10-17

Cómo citar

André Testoni, L., Bassani, A., Bassani, C. ., & Linardi, P. R. (2025). La construcción del “yo” docente: Aportes lacanianos y dubarianos para la comprensión de la identidad docente. Prometeica - Revista De Filosofía Y Ciencias, 32, e20605 (1-14). https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.20605