The construction of the teacher’s “self”

Lacanian and Dubarian contributions to the understanding of teacher identity

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.20605

Keywords:

teacher education, Lacanian psychoanalysis, teacher identity, professional sociology

Abstract

The complexity of constructing a teacher identity has been considered one of the pillars of significant teacher training processes for decades. Understanding its constituent elements and dynamics can provide important input for professional development. Given this scenario, this article proposes to investigate aspects of teacher identity and its dynamics in the constitution of the teacher, based on (self)reflective processes. From a theoretical point of view, we will base our discussions on Lacanian psychoanalysis and Dubar's professional sociology. The investigation was conducted with in-service teachers, who were taking a postgraduate course in the area of ​​teacher training, and was based on the production of self-drawings and guided reflective processes. The results allow us to infer about the appropriation of the proposal by the subjects involved, provoking questions about the very process of constitution of the “teacher self”.

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Author Biographies

  • Leonardo André Testoni, Federal University of São Paulo

    Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio Pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de Psicologia da Educação. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo e Química pela Universidade Municipal de Taubaté. Atualmente, é Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo e orientador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA - UNIFESP). Atua, também, como orientador e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, na Universidade Federal do ABC. Atuou como pesquisador do Laboratório de Ensino de Física (LAPEF) da Universidade de São Paulo (USP). É membro da American Psychological Association (APA). Tem experiência na área de Ciências da Natureza/ Psicologia da Educação, com ênfase em Processos Sociocognitivos de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, História e Filosofia das Ciências.

  • Amanda Bassani, São Paulo State University

    Graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Campus de Assis. Ex-membro do Centro Acadêmico de Psicologia (2022) e ex-presidente do Diretório Acadêmico XVI de Agosto (2023). Atuou como estagiária bolsista na frente de acolhimento do Núcleo Técnico de Atenção Psicossocial (NTAPS) e como editora colabora bolsista da Revista Ciência em Extensão (UNESP). Atualmente, é psicóloga clínica de abordagem psicanalítica, com foco em Freud-Lacan.

  • Cristiane Bassani, Colégio Parthenon Bom Clima

    Formada em Pedagogia, atuou por diversos anos como professora dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Desde 2013, exerce a função de coordenadora pedagógica desse segmento, sendo responsável pelo acompanhamento dos alunos, formação continuada dos professores, elaboração e desenvolvimento curricular, além do atendimento às famílias. É mestre em Educação, na linha de pesquisa Formação de Formadores, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

  • Patrícia Rosana Linardi, Federal University of São Paulo

    Possuo graduação em Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e pós doutorado na Universidade Federal de São Carlos (2013), nos quais trabalhei com Jogos para o ensino de números inteiros, formação matemática e formação de professores e o uso de tecnologia pelos professores dos anos iniciais, respectivamente. Além disso, fui professora de matemática por 12 anos na escola pública do interior de São Paulo. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, formação matemática e formação de professores de matemática, Modelo dos Campos Semânticos, Linguagem e ensino-aprendizagem. Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e do Programa de pós-graduação em Ciências e Matemática (PECMA) da UNIFESP - Diadema.

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Published

2025-10-17

How to Cite

André Testoni, L., Bassani, A., Bassani, C. ., & Linardi, P. R. (2025). The construction of the teacher’s “self”: Lacanian and Dubarian contributions to the understanding of teacher identity. Prometeica - Journal of Philosophy and Science, 32, e20605 (1-14). https://doi.org/10.34024/prometeica.2025.32.20605