Professores de matemática de faculdades comunitárias na busca de apoiar a autoeficácia dos alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15286

Palavras-chave:

autoeficácia, educação matemática, instrutores de cor, Faculdade Comunitária, curso de co-requisito, educação desenvolvimentista

Resumo

Desde 2017, as faculdades do estado do Texas, nos Estados Unidos da América, estão em transição para um modelo de co-requisito em que os alunos fazem aulas de matemática tradicional e de desenvolvimento simultaneamente. Usando um quadro teórico de autoeficácia, este estudo qualitativo teve como objetivo explorar as percepções de quatro instrutores de cor de matemática em duas faculdades no Texas que adotaram o modelo de co-requisito mencionado acima. Entrevistas semiestruturadas foram usadas para indagar como os instrutores discutiam as formas de como melhor apoiar os alunos por meio desse novo modelo de co-requisito. Usando análise temática, os cinco temas abrangentes seguintes emergiram: sentimentos de encorajamento, vulnerabilidade e empatia, desafios no apoio ao desenvolvimento da autoeficácia dos alunos e relacionamento com os alunos. Os instrutores expressaram muitos desafios encontrados ao ajudar os alunos. No entanto, a maioria dos instrutores também demonstraram certo níveis de atendimento às necessidades sociais e emocionais de seus alunos para ajudá-los a superar esses desafios. Em muitas maneiras, os instrutores expressaram que precisaram ser vulneráveis com seus alunos para que assim seus alunos pudessem supercar desafios tais como ter mais vontade de aprender. Os instrutores discutiram instâncias em que foram oprimidos, que moldaram suas identidades como educadores, influenciaram nas suas práticas atuais e impactaram as formas com as quais esses instructors simpatizam com as experiências dos seus os alunos. Além disso, os instrutores expressaram constantemente a tentativa de estabelecer conexões com seus alunos. Esses instrutores discutiram como suas identidades sociais semelhantes aos dos seus alunos, como idioma, raça, nacionalidade e experiências matemáticas, são um meio termo importante que os conecta a seus alunos. Por meio de relacionamento e vulnerabilidade, os instrutores discutiram como fazer os alunos se abrirem e se tornarem mais receptivos ao aprendizado, alcançando os resultados necessários para os seus sucessos. Os cinco temas discutidos neste artigo enfatizam (a) a capacidade dos instrutores de encorajar os alunos, geralmente por meio da vulnerabilidade, (b) desafios que influenciam negativamente a autoeficácia dos alunos e (c) relacionamento e empatia para ajudar os alunos a ter sucesso, resultando em uma maior autoeficácia matemática por parte dos alunos. 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

  • Taylor Kirkpatrick Darwin, Texas Tech University

    Taylor Darwin is a doctoral candidate at Texas Tech University. Her research focuses on corequisite mathematics courses in higher education and rural secondary STEM education. 

  • Weverton Ataide Pinheiro, Texas Tech University

    Weverton Ataide Pinheiro is an Assistant Professor of STEM Education at the Texas Tech College of Education, 3002 18th street, Lubbock, TX 79409-1071. His research focuses on issues of gender and sexuality in mathematics education and the teaching of mathematics for social justice. 

Referências

Ataide Pinheiro, W. (2021). Dismantling the ‘all-boys club’ a narrative of contradictions women experience in PhD mathematics programs: A Freirean approach. International Electronic Journal of Mathematics Education, 16(3), em0652. https://doi.org/10.29333/iejme/11090

Ataide Pinheiro, W. (2022). At the intersections: Queer high school students’ experiences with the teaching of mathematics for social justice (Publication No. 29320623) [Doctoral dissertation, Indiana University]. ProQuest Dissertations & Theses Global.

Ayllón, S., Alsina, Á., & Colomer, J. (2019). Teachers’ involvement and students’ self-efficacy: Keys to achievement in higher education. PLOS ONE, 14(5). https://doi.org/10.1371/journal.pone.0216865

Bandura, A. (1993). Perceived self-efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, 28(2), 117–148. https://doi.org/10.1207/s15326985ep2802_3

Bandura, A. (1997). Self-efficacy: the exercise of control. Choice Reviews Online, 35(03), 35–1826. https://doi.org/10.5860/choice.35-1826

Battey, D., & Franke, M. (2013). Integrating Professional Development on mathematics and equity. Education and Urban Society, 47(4), 433–462. https://doi.org/10.1177/0013124513497788

Brathwaite, J., Fay, M., & Moussa, A. (2020). Improving developmental and college- level mathematics: prominent reforms and the need to address equity. Improving Developmental and college- level mathematics: Prominent reforms and the need to address equity, 1–22. https://ccrc.tc.columbia.edu/publications/improving-developmental-college-level-mathematics.html

Chang, J. C. (2005). Faculty Student Interaction at the community college: A focus on students of color. Research in Higher Education, 46(7), 769–802. https://doi.org/10.1007/s11162-004-6225-7

Dunigan, C., Flores, K., Haynes, M., Rangel, C., Velchoff, A., & Warren, J. (2018). Design principles for corequisite mathematics: an exploration of corequisite models for Texas colleges and universities in response to state legislative change (House Bill 2223). Texas Success Center. https://tacc.org/tsc/resources?topic%5B0%5D=39

Goldberg, E. R., Darwin, T. K., Esquibel, J. S., Noble, S., Mullins, M., & Ataide Pinheiro, W. (2023). Contemporary debates on equity in STEM education: Takeaways from a doctoral seminar in Equity in STEM Education. Journal of Research in Science, Mathematics and Technology Education, 6(SI), 69-89. https://doi.org/10.31756/jrsmte.214SI

Gordon, D., Blundell, C., Mills, R., & Bourke, T. (2022). Teacher self-efficacy and reform: a systematic literature review. The Australian Educational Researcher, 1-21.

Green, L. T. (1990). Test anxiety, mathematics anxiety, and teacher comments: relationships to achievement in mathematics classes. The Journal of Negro Education, 59(3), 320. https://doi.org/10.2307/2295567

Grubb, W., Boner, E., Frankel, K., Parker, L., Patterson, D., Gabriner, R., Hope, L., Schiorring, E., Smith, B., Taylor, R., Walton, I., & Wilton, S. (in press). Understanding the “crisis” in basic skills: framing the issues in community college. Understanding the “Crisis” in Basic Skills: Framing the Issues in Community College.

Gutiérrez, R. (2002). Enabling the Practice of Mathematics Teachers in Context: Towards a New Equity Research Agenda. Mathematical Thinking and Learning. 4(2&3), 145-187.

Higbee, J., & Thomas, P. V. (1999). Affective and cognitive factors related to mathematics achievement. Journal of Developmental Education, 23(1), 8–24.

Hu, S., Bertrand Jones, T., Brower, R., Park, T., Tandberg, D., Nix, A., & Martindale, S. (2015). Learning from the ground up (full report): Developmental education reform at Florida college system institutions. Learning From the Ground Up: Developmental Education Reform At Florida College System Institutions. Retrieved from

Lubienski, S. T., & Ataide Pinheiro, W. (2020). Gender and mathematics: What can other disciplines tell us? What is our role? Journal of Urban Mathematics Education, 13(1), 1–14. https://jume-ojs-tamu.tdl.org/JUME/issue/view/28

Magee, P. A., Willey, C., Ceran, E., Price, J., & Cervantes, J. B. (2020). The affordances and challenges of enacting culturally relevant stem pedagogy. Handbook of Research on STEM Education, 300–310. https://doi.org/10.4324/9780429021381-28

Neto, V., & Ataide Pinheiro, W. (2021). Análise comparativa entre Brasil e os Estados Unidos: O problema de gênero em livros didáticos de matemática [Comparative analysis between Brazil and the United States: The problem of gender in mathematics textbooks]. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, 5(1), 1–20. https://doi.org/10.34019/2594-4673.2021.v5.33216

Nix, A. N., Jones, T. B., Brower, R. L., & Hu, S. (2020). Equality, efficiency, and developmental education reform: the impact of SB 1720 on the mission of the Florida college system. Community College Review, 48(1), 55–76. https://doi.org/10.1177/0091552119876327

Peaslee, D. (2017). The relationship between faculty confirmation and Community College student self-efficacy. Community College Journal of Research and Practice, 42(10), 635–649. https://doi.org/10.1080/10668926.2017.1333931

Texas Corequisite Project. (2020). Texas Corequisite Project. https://instruction.austincc.edu/txcoreqs/

Texas Higher Education Coordinating Board. (2018, March). 60X30 TX Texas Higher Education Coordinating Board.

Terry, G., Hayfield, N., Clarke, V., & Braun, V. (2017). Thematic Analysis. In The sage handbook of qualitative research in psychology (pp. 17–37). essay, Sage.

van Dinther, M., Dochy, F., & Segers, M. (2011). Factors affecting students’ self-efficacy in higher education. Educational Research Review, 6(2), 95–108.

White, T., Bristol, T., & Britton, T. (2022). Teachers of Color & Self-efficacy in social and emotional learning (SEL): Strengthening equity-based approaches to Sel. Urban Education, 004208592211148. https://doi.org/10.1177/00420859221114875

Willey, C., & Ataide Pinheiro, W. (2019). Supporting prospective urban teachers to access children’s multiple mathematical knowledge bases: Community mathematics explorations. In: Bartell, T., Drake, C., McDuffie, A., Aguirre, J., Turner, E., Foote, M. (Eds.), Transforming mathematics teacher education (p. 57–76). Cham: Springer.

Wood, J. L., Newman, C. B., & HARRIS III, F. R. A. N. K. (2015). Self-Efficacy as a Determinant of Academic Integration: An Examination of First-Year Black Males in the Community College. Western Journal of Black Studies, 39(1).

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Kirkpatrick Darwin, T., & Ataide Pinheiro, W. (2023). Professores de matemática de faculdades comunitárias na busca de apoiar a autoeficácia dos alunos . Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 210-219. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15286