Experimentando a Educação Matemática Crítica

Mudanças nas perspectivas dos alunos sobre a relevância da matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15291

Palavras-chave:

relevância, educação matemática crítica, perspectivas dos alunos

Resumo

Quando os alunos ponderam por que consideram relevante aprender matemática, fica evidente que suas atribuições de relevância não atendem às metas estabelecidas pelas políticas educacionais. Embora, em geral, considerem a disciplina importante, suas explicações para isso se limitam apenas a habilidades matemáticas elementares necessárias na vida cotidiana ou a habilidades não especificadas para a vida profissional posterior, raramente relacionando-as a tópicos sociais mais amplos. A integração de tarefas de Educação Matemática Crítica (EMC) nas aulas de matemática pode ser uma chance de permitir que as atribuições de relevância evoluam ainda mais. Esta contribuição mostra até que ponto as perspectivas dos alunos sobre a relevância da matemática mudaram depois que eles passaram por várias unidades de EMC. 16 alunos de três escolas diferentes participaram de duas rodadas de entrevistas em que foram questionados sobre a imagem que tinham da matemática e do aprendizado de matemática e se e o que consideravam relevante. Na segunda rodada de entrevistas, depois de terem experimentado várias unidades de EMC, foram acrescentadas perguntas adicionais sobre suas experiências nessas aulas. A análise mostra que a atribuição geral de relevância dos alunos não mudou consideravelmente. Entretanto, foi possível identificar efeitos em suas reflexões sobre as unidades de EMC. Os alunos falaram sobre como essas unidades permitem que eles vivenciem uma conexão entre a matemática e os tópicos sociais, o que leva a uma relevância mais pessoal e direta da matemática para suas vidas. Entretanto, a compreensão que eles têm do que é considerado fazer matemática pode impedi-los de transferir facilmente suas experiências nessas unidades para suas atribuições gerais de relevância da matemática. Se os professores incluírem regularmente tarefas de EMC em suas aulas de matemática e fizerem reflexões sobre quais atividades matemáticas foram aplicadas para dar sentido a elas como parte integrante da instrução, a EMC parece oferecer a oportunidade para que os alunos ampliem suas concepções de matemática e experimentem as conexões entre a matemática e os tópicos sociais de forma mais clara.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Agüero-Calvo, E., Meza-Cascante, L. G., & Suárez-Valdés-Ayala, Z. (2017). Attitude toward usefulness of mathematics of Costa Rican high school students. Modern Journal of Language Teaching Methods, 7(8).

Andersson, A., & Barwell, R. (2021). Applying critical mathematics education: An introduction. In A. Andersson & R. Barwell (Eds.), New directions in mathematics & science education: Applying critical mathematics education (pp. 1–23). Brill.

Brantlinger, A. (2013). Between politics and equations. American Educational Research Journal, 50(5), 1050–1080.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77–101.

Brown, R. (2009). Teaching for social justice: Exploring the development of student agency through participation in the literacy practices of a mathematics classroom. Journal of Mathematics Teacher Education, 12(3), 171–185.

BMBWF (Bundesministerium für Bildung, Wissenschaft und Forschung). Verordnung des Bundesministers für Unterricht und Kunst vom 14. November 1984 über die Lehrpläne der allgemeinbildenden höheren Schulen, BGBl. Nr. 88/1985.

Canning, E. A., & Harackiewicz, J. M. (2015). Teach it, don’t preach it: The differential effects of directly-communicated and self-generated utility value information. Motivation Science, 1(1), 47–71.

Esmonde, I. (2014). “Nobody’s rich and nobody’s poor … It sounds good, but it’s actually not”: Affluent students learning mathematics and social justice. Journal of the Learning Sciences, 23(3), 348–391.

Fischer, R. (2012). Fächerörientierte Allgemeinbidlung: Entscheidungsfähgikeit und Kommunikationsfähigkeit mit Expertinnen. In R. Fischer, U. Greiner, & H. Bastel (Eds.), Domänen fächerorientierter Allgemeinbildung (pp. 9–17). Trauner.

Gebremichael, A. T., Goodchild, S., & Nygaard, O. (2011). Students’ perceptions about the relevance of mathematics in an ethopian preparatory school. In M. Pytlak, T. Rowland & E. Swoboda (Eds.), Proceedings pf the Seventh Congress of the European Society for Research in Mathematics Education (pp. 1430–1439). University of Rzeszów.

Gutstein, E. (2006). Reading and writing the world with mathematics: Toward a pedagogy for social justice. Taylor & Francis.

Heymann, H. W. (2003). Why Teach Mathematics? Springer.

Kaiser, G., & Maaß, K. (2006). Vorstellungen über Mathematik und ihre Bedeutung für die Behandlung von Realitätsbezügen. In A. Büchter, H. Humenberger, S. Hußmann, & S. Prediger (Eds.), Realitätsnaher Mathematikunterricht vom Fach aus und für die Praxis (pp. 83–94). Franzbecker.

Kislenko, K., Grevholm, B., & Lepik, M. (2007). “Mathematics is important but boring”: Students’ beliefs and attitudes toward mathematics. In C. Bergsten, B. Grevholm, H. S. Måsøval, & F. Rønning (Eds.), Relating practice and research in mathematics education: Proceedings of NORMA 05 (pp. 349–360). Tapir.

Kloosterman, P. (2002). Beliefs about mathematics and mathematics learning in the secondary school: Measurement and implications for motivation. In G. C. Leder, E. Pehkonen, & G. Törner (Eds.), Beliefs: A hidden variable in mathematics education? (pp. 247–292). Kluwer.

Kokka, K. (2020). Social justice pedagogy for whom? Developing privileged students’ critical mathematics consciousness. The Urban Review, 52(4), 778–803.

Kollosche, D. (2017). The ideology of relevance in school mathematics. In A. Chronaki (Ed.), Proceedings of the Ninth International Mathematics Education and Society Conference (Vol. 2, pp. 633–644). University of Thessaly Press.

Maaß, K., & Ege, P. (2007). Mathematik und Mathematikunterricht aus der Sicht von Hauptschülern. Mathematica Didactica, 30(2), 53–85.

Onion, A. J. (2004). What use is maths to me? A report on the outcomes from student focus groups. Teaching Mathematics and Its Applications, 23(4), 189–194.

Staples, M. (2013) Integrals and equity: A math lesson prompts new awareness for prep school students – and their teacher. In E. Gustein & B. Peterson (Eds.), Rethinking mathematics: Teaching social justice by the numbers (pp. 181–188). Rethinking Schools.

Steflitsch, D., & Deweis-Weidlinger, K. (in press). Critical Mathematics Education in der Wahrnehmung österreichischer Schüler*innen: Ein genauerer Blick auf mathematisch inhaltsspezifische Auswirkungen. In T. Hamann, M. Helmerich, D. Kollosche, K. Lengnink, & S. Pohlkamp (Eds.), Mathematische Bildung neu denken: Andreas Vohns erinnern und weiterdenken. WTM Verlag.

Wright, P. (2020). Transforming mathematics classroom practice through participatory action research. Journal of Mathematics Teacher Education, 24(2), 155–177.

Publicado

2023-07-27

Edição

Seção

Artigos - Dossiê 1

Como Citar

Steflitsch, D. (2023). Experimentando a Educação Matemática Crítica: Mudanças nas perspectivas dos alunos sobre a relevância da matemática. Prometeica - Revista De Filosofia E Ciências, 27, 252-262. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15291