Ethnomathematics and the Brazilian curricular reform

Beyond epistemological cages

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15281

Keywords:

ethnomathematics, mathematics and culture, Brazilian curriculum reform, national common curricular basis, transdisciplinarity

Abstract

Ethnomathematics, according to Ubiratan D’ Ambrosio, is a politically engaged sub-area of the History of Mathematics and Mathematics Education, focused on social transformation and the recovery of the cultural dignity of individuals. However, in one of the most critical moments for the Brazilian people, in the midst of the health and economic crisis of the Covid-19 pandemic, by an unfortunate coincidence, we are going through a broad curriculum reform driven by the publication of the “National Common Curricular Basis – BNCC”, in 2018, a guiding document for national curricula that ignored the History of Mathematics, as well as our great tradition in ethnomathematics research and teaching. On the other hand, the complementary curricular documents published in 2019: “Curricular References for the Elaboration of Training Itineraries” and “Contemporary Transversal Themes at BNCC: Historical Context and Pedagogical Assumptions” placed Brazilian teachers in front of a fertile void, full of challenges and possibilities. Discussing this educational scenario is the central objective of this article. This is a qualitative, bibliographical and documentary research, which focuses on Brazilian curriculum documents and research based on Ethnomathematics, to try to answer our research question “What are the main challenges and possibilities for the promotion of Ethnomathematics in Basic Education Brazilian, in the context of the current curriculum reform, in an interdisciplinary and transdisciplinary perspective?” Our focus is on the state education network of São Paulo, as it is the largest education network in Brazil and because it is one of the first to elaborate a curriculum guided by the BNCC, in addition to its own project for the exploration of transversal curricular themes, implementation and implementation of the New Secondary School. Our results show that, despite the curricular rigidity promoted by the BNCC, there is still room for the development of educational proposals that address local needs, respecting regional differences and the peculiarities of school culture, from an ethnomathematics perspective.

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Author Biographies

Cassio Cristiano Giordano, Universidade Federal do Rio Grande

Pós-Doutorado em Educação em Ciências na Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
É formado em Psicologia pela Universidade Metodista - SP (1993). Possui Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade Ibirapuera - SP (2000). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2021). Possui Especialização em Matemática no Ensino Médio, pela Pontifícia Universidade Católica - SP(2006), Especialização em Docência e Pesquisa no Ensino Superior, pela Universidade Metropolitana de Santos - SP (2009), Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática, pela Universidade Federal Fluminense - RJ (2010), Especialização em Ensino da Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas - SP (2013), Mestrado Acadêmico em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2016) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica - SP (2020). Atua como Professor de Educação Básica II - Secretaria de Estado da Educação do Governo do Estado de São Paulo (SEDUC-SP) desde 1993. Lecionou nas Faculdades Integradas de Guarulhos - SP, nos cursos de pós-graduação em Educação Matemática e em Psicopedagogia. Lecionou no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) como professor colaborador. Membro da Comissão Científica do GT12 - Educação Estatística. Membro da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Membro da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Membro da Red Latinoamericana de Investigación en Educación Estadística (RELIEE). Pesquisador Assistente do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (GHEMAT). Membro do Grupo GEDIM/STATISTIC, ligado ao Grupo Estudo da Didática da Matemática (GEDIM), da Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo Internacional Interdisciplinar de Pesquisa em Educação Estatística - GIIPEE, ligado à Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Estatística - EduEst. Membro do International Statistical Institute (ISI). Membro do International Association for Statistical Education (IASE). Membro do Corpo Editorial da Akademy Editora.

Olenêva Sanches Sousa, Universidade Anhanguera de São Paulo

Doutora em Educação Matemática (UNIAN), mestra em Educação (UFBA), especialista em Educação Matemática (UCSAL), licenciada em Pedagogia (UNEB) e técnica em Química ETFBA). Nascida e residente em Salvador, Bahia, é aposentada da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Exerce a função de coordenadora da Red Internacional de Etnomatemática no Brasil (RedINET-Brasil) e administra a Comunidade Virtual EtnoMatemaTicas Brasis. Tem especial interesse pelo Programa Etnomatemática, suas bases epistemológicas e estratégias de difusão de sua concepção na pesquisa e na Educação. Membra do Grupo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática (GIEPEm) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afrobrasileira (Unilab). Reúne experiência em: Educação Infantil, Básica, Superior e Pós-Graduação; na Educação pública e privada; no ensino regular, Educação de Jovens e Adultos, projetos ONG; nas modalidades presencial, semipresencial e a distância. Atua nos temas Etnomatemática, Transdisciplinaridade, EAD, Gestão Escolar, Currículo, Pedagogia de Projetos e Formação de Professores.

Claus Haetinger, Universidade Federal do Rio Grande

EM BUSCA DE NOVOS DESAFIOS PROFISSIONAIS Claus Haetinger é Bacharel em Matemática (UFRGS, 1990), onde foi BIC/CNPq e Licenciado em Matemática (Centro Universitário Leonardo da Vinci, 2020). Possui Mestrado em Matemática Pura (UFRGS,1993), com Menção de Louvor, bolsista CAPES, e também cursou disciplinas do Mestrado em Matemática Aplicada. Doutor em Matemática Pura (UFRGS, 2000), com bolsas CAPES e CNPq, Concluiu nove especializações: Gestão Universitária (2013), MBA em Gestão de IES (2013) (módulo internacional na Finlândia), Gestão Estratégica de Pessoas (2015), Tecnologias e Ensino de Matemática (2021), Metodologia de Ensino de Matemática (2021), Metodologias para EaD (2021), Ciência de Dados (2022), Supervisão Escolar, Administração e Orientação (2022) e MBA em Gestão Comercial e Inteligência de Mercado (2022). Desde outubro de 2021 atua como Professor Visitante na FURG, no PPG em Educação em Ciências e no IMEF. De fev de 2020 a fev de 2021, atuou como Professor Visitante junto ao IFRS. Antes disso, foi Professor Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates, por 26 anos (1993-2019), nos cursos de graduação de dez Engenharias e Licenciaturas em Matemática e Ciências Exatas, no PPG em Ambiente e Desenvolvimento (M e D) como Docente, Orientador (2007-2019) e Coordenador (2006-2009). Também integrou o PPG Profissional em Ensino de Ciências Exatas (M e D) como docente Permanente e Pesquisador (2007-2013). Foi Coordenador de Pós-Graduação (2008-2009). Atuou como Pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (2009-2012) e como Coordenador Institucional do Programa Ciências sem Fronteiras da CAPES na Univates (2011-2012), e foi Coordenador do PIBIC/CNPq na Univates (2011-2012). Em 2012 exerceu função de Vice-Coordenador da Regional Sul do Diretório Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP), bem como Vice-Coordenador do FOPROP-RS. Em 2013 atuou como docente e pesquisador no PPG em Ensino (M). No ano de 2019, foi docente na Universidade LaSalle, nos cursos lato sensu em Gestão Empreendedora e Gestão de Pessoas e Liderança Coach. Na Unisc, foi professor de graduação entre 1993 e 1996, e no PPG em Sistemas e Processos Industriais, em 2016. Na UFRGS, atuou como professor substituto, entre 1994 e 1995. Em 2012, fez estágio de pesquisa com Wagner Cortes, no Departamento de Matemática. Possui experiência docente em escola, atuando no Colégio Evangélico Alberto Torres (CEAT), de Lajeado-RS (1993-2001), como docente no Ensino Médio e Coordenador da área da Matemática, bem como em escolas municipais de Fazenda Vilanova (2021) e em escola estadual (EM noturno), em Lajeado (2021). Além disso, desenvolve pesquisas com diversos colaboradores nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Álgebra Não-Comutativa, com ênfase em Teoria de Aneis, pesquisando Derivações de Ordem Superior em Aneis Primos e Semiprimos. Também pesquisa nas áreas de Modelagem Matemática e Ambiental, aplicando-a em questões relacionadas ao meio ambiente, especialmente quando envolvem modelos hidrológicos, modelos ecológicos, ecologia numérica e dinâmica de paisagens, ou então na Robótica Aplicada ao Ensino de Matemática nos cursos de Engenharia. Paralelamente, dedica-se ao Uso de Tecnologias no Ensino de Matemática, bem como às Olimpíadas Matemáticas (foi Coordenador Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática - OBM, de 2000 a 2019, e da Olimpíada Matemática da Univates, pelo mesmo período). Tem atuado como parecerista ad hoc para a CAPES, FUNADESP e diversos periódicos internacionais. É revisor para o Mathematical Reviews. Integrou o BASis/SINAES/INEP (até 2022). Participou em atividades de pesquisa em eventos na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Finlândia, França, Índia, Marrocos, México, Suécia, Turquia, Uruguai, Portugal, mantendo ainda pesquisas com colaboradores da Arábia Saudita, China, Egito, China e Iraque.

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Published

2023-07-27

How to Cite

Giordano, C. C., Sousa, O. S. ., & Haetinger, C. . (2023). Ethnomathematics and the Brazilian curricular reform: Beyond epistemological cages. Prometeica - Journal of Philosophy and Science, (27), 178–188. https://doi.org/10.34024/prometeica.2023.27.15281

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