NeuroLiga: Experiência de uma liga acadêmica formativa em neurociências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15571

Palavras-chave:

Neurociências, Medicina, Ensino, Pesquisa, Educação Médica

Resumo

Introdução. As ligas acadêmicas são espaços importantes na formação dos estudantes do campo da saúde, pois possibilitam experiências de ensino, pesquisa e extensão implicados com demandas sociais. Objetivo. Discutir o impacto da Liga Acadêmica de Neurociências da Universidade Federal da Bahia (NeuroLiga UFBA) na formação de estudantes de medicina e seus desdobramentos para comunidade. Método. Trata-se de um relato de experiência construído por estudantes de medicina membros da NeuroLiga, um espaço multidisciplinar, que através do desenvolvimento de atividades como aulas abertas, eventos temáticos, pesquisas empíricas e produção acadêmica vem contribuindo para formação de estudantes de medicina. Relato. Evidencia-se as contribuições da liga na formação de estudantes comprometidos com o tripé da universidade. No ensino, destacaram-se discussões sobre neuroanatomia, neurofisiologia, memória, neuroplasticidade, transtornos da linguagem, doenças neurodegenerativas, no eixo da extensão foram realizados eventos para comunidade e para formação pedagógica de docentes, no tripé da pesquisa destacaram-se atividades junto a dois projetos de pesquisa e divulgação científica dos seus resultados. Conclusão. As ligas são espaços importantes no processo ensino-aprendizagem com e para a comunidade e para a formação de profissionais de saúde mais humanos e sensíveis à realidade da sociedade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Flores LF, Mello DT. O Impacto da extensão no contexto de formação discente, a experiência como prática formativa: Um estudo no contexto de um Instituto Federal no Rio Grande do Sul. Rev Conexao UEPG 2020;16:1-13. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.14465.026

Batista CB. Movimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidades. Barbaroi 2013;38:97-125. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i38.2567

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 20/06/2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2014. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN32014.pdf?query=classificacao

Cavalcante AS, Vasconcelos MI, Lira GV, Henriques RL, Albuquerque IN, Maciel GP, et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Rev Bras Educ Med 2018;42:199-206. https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1rb20170081

Fernandes MC, Silva LM, Machado AL, Moreira TM. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educ Em Rev 2012;28:169-94. https://doi.org/10.1590/s0102-46982012000400007

Torres AR, Oliveira GM, Yamamoto FM, Lima MC. Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface Comun Saude Educ 2008;12:713-20. https://doi.org/10.1590/s1414-32832008000400003

Ferreira QR, Costa BT, Mendes MM, Cavalcanti VN, Santos ACL, Araújo DMP, et al. Achados neuropatológicos da Covid-19: uma revisão sistemática. Rev Neurocienc 2021;29:1-20. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.11842

Santana GAS, Laguna GGC, Carneiro CM, Fernandes LA, Assis GAS, Oliveira PS. Achados neurológicos em estudos de imagem e achados clínicos: revisão de literatura. Rev Neurocienc 2023;31:1-13. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14725

Monteiro JA, Rodrigues MA, Moura JG, Araújo DMP, Oliveira PS. A Doença de Alzheimer e o Sistema Glial-Linfático. In: França EL, Honorio-França AC (Orgs.). Interdisciplinaridade em Saúde: Prospecção do Conhecimento. Aragarças: Ed. Volans; 2021; p.19-28.

Fernandes MC, Ferreira Neto JL. Práticas corporais/atividades físicas no Programa Academia da Cidade: cuidados em saúde e discursos de usuários. Interface Comun Saúde Edu 2021;25:1-17. https://doi.org/10.1590/interface.200809

Scheidemantel SE, Klein R, Teixeira LI. A Importância da Extensão Universitária: Projeto Construir. Belo Horizonte: Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2004. https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos5.pdf

Caldas AC, Pacheco AC, Prado BF, Leite JF, Santos KH, Brito KC, et al. Relato de experiência de uma Liga Acadêmica de Gestão e Inovação em Saúde (LAGIS). Res Soc Dev 2023;12:e6512741981. https://doi.org/10.33448/rsd-v12i7.41981

Anjos JS, Santos AC, Leite AS, Silva AL, Menezes CN, Spindola GD, Nunes JA, et al. O papel das Ligas Acadêmicas de saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Rev Eletronica Acervo Saude 2023;23:e11476. https://doi.org/10.25248/reas.e11476.2023

Queiroz GV, Pereira FG, Cardoso MI, Silva YG, Azevedo AH, Santo RL, et al. A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência. Braz J Dev 2020;6:40195-203. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-526

Oliveira FD, Silva JO, Figorelle LG, Domingues LL, Rodrigues LB, Maiolino MG, et al. Relato de experiência: atividades desenvolvidas pela liga acadêmica de hematologia e oncologia da UFRJ durante a pandemia COVID-19: uma reinvenção em tempos de isolamento social. Hematol Transfus Cell Ther 2020;42:497-8. https://doi.org/10.1016/j.htct.2020.10.839

Ladeira AM, Tolentino SE, Camargo FHC, Akahane KGH, Rossi ERG. Liga de neurociências: cinco anos de experiência extensionista (Internet). docplayer.com.br. (acessado em 26/08/2023). Disponível em: https://docplayer.com.br/80591116-Liga-de-neurociencias-cinco-anos-de-experiencia-extensionista.html

Rissardo JP, Caprara ALF, Leite MTB, Prado ALC. Experiência da liga acadêmica de neurociências-UFSM em ensino, pesquisa e extensão. Diálogos em Extensão 2020;3:135-51. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/7809

American Academy of Neurology. Student Interest Group in Neurology – SIGN (Internet). Minneapolis (acessado em 25/10/2023). Disponível em: https://www.aan.com/tools-resources/student-interest-group-in-neurology

Downloads

Publicado

2023-11-15

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Martins BS, Laguna GG de C, de Oliveira BC dos S, dos Santos HLPC, Gonzaga LL, Neves SE dos S, et al. NeuroLiga: Experiência de uma liga acadêmica formativa em neurociências. Rev Neurocienc [Internet]. 15º de novembro de 2023 [citado 23º de junho de 2025];31:1-14. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/neurociencias/article/view/15571
Recibido 2023-08-25
Aprovado 2023-10-30
Publicado 2023-11-15