NeuroLiga: Experiência de uma liga acadêmica formativa em neurociências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15571

Palavras-chave:

Neurociências, Medicina, Ensino, Pesquisa, Educação Médica

Resumo

Introdução. As ligas acadêmicas são espaços importantes na formação dos estudantes do campo da saúde, pois possibilitam experiências de ensino, pesquisa e extensão implicados com demandas sociais. Objetivo. Discutir o impacto da Liga Acadêmica de Neurociências da Universidade Federal da Bahia (NeuroLiga UFBA) na formação de estudantes de medicina e seus desdobramentos para comunidade. Método. Trata-se de um relato de experiência construído por estudantes de medicina membros da NeuroLiga, um espaço multidisciplinar, que através do desenvolvimento de atividades como aulas abertas, eventos temáticos, pesquisas empíricas e produção acadêmica vem contribuindo para formação de estudantes de medicina. Relato. Evidencia-se as contribuições da liga na formação de estudantes comprometidos com o tripé da universidade. No ensino, destacaram-se discussões sobre neuroanatomia, neurofisiologia, memória, neuroplasticidade, transtornos da linguagem, doenças neurodegenerativas, no eixo da extensão foram realizados eventos para comunidade e para formação pedagógica de docentes, no tripé da pesquisa destacaram-se atividades junto a dois projetos de pesquisa e divulgação científica dos seus resultados. Conclusão. As ligas são espaços importantes no processo ensino-aprendizagem com e para a comunidade e para a formação de profissionais de saúde mais humanos e sensíveis à realidade da sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Flores LF, Mello DT. O Impacto da extensão no contexto de formação discente, a experiência como prática formativa: Um estudo no contexto de um Instituto Federal no Rio Grande do Sul. Rev Conexao UEPG 2020;16:1-13. https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.16.14465.026

Batista CB. Movimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidades. Barbaroi 2013;38:97-125. https://doi.org/10.17058/barbaroi.v0i38.2567

Brasil. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES nº 3, de 20/06/2014. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília (DF): Ministério da Educação; 2014. https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECESN32014.pdf?query=classificacao

Cavalcante AS, Vasconcelos MI, Lira GV, Henriques RL, Albuquerque IN, Maciel GP, et al. As Ligas Acadêmicas na Área da Saúde: Lacunas do Conhecimento na Produção Científica Brasileira. Rev Bras Educ Med 2018;42:199-206. https://doi.org/10.1590/1981-52712018v42n1rb20170081

Fernandes MC, Silva LM, Machado AL, Moreira TM. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educ Em Rev 2012;28:169-94. https://doi.org/10.1590/s0102-46982012000400007

Torres AR, Oliveira GM, Yamamoto FM, Lima MC. Ligas Acadêmicas e formação médica: contribuições e desafios. Interface Comun Saude Educ 2008;12:713-20. https://doi.org/10.1590/s1414-32832008000400003

Ferreira QR, Costa BT, Mendes MM, Cavalcanti VN, Santos ACL, Araújo DMP, et al. Achados neuropatológicos da Covid-19: uma revisão sistemática. Rev Neurocienc 2021;29:1-20. https://doi.org/10.34024/rnc.2021.v29.11842

Santana GAS, Laguna GGC, Carneiro CM, Fernandes LA, Assis GAS, Oliveira PS. Achados neurológicos em estudos de imagem e achados clínicos: revisão de literatura. Rev Neurocienc 2023;31:1-13. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.14725

Monteiro JA, Rodrigues MA, Moura JG, Araújo DMP, Oliveira PS. A Doença de Alzheimer e o Sistema Glial-Linfático. In: França EL, Honorio-França AC (Orgs.). Interdisciplinaridade em Saúde: Prospecção do Conhecimento. Aragarças: Ed. Volans; 2021; p.19-28.

Fernandes MC, Ferreira Neto JL. Práticas corporais/atividades físicas no Programa Academia da Cidade: cuidados em saúde e discursos de usuários. Interface Comun Saúde Edu 2021;25:1-17. https://doi.org/10.1590/interface.200809

Scheidemantel SE, Klein R, Teixeira LI. A Importância da Extensão Universitária: Projeto Construir. Belo Horizonte: Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária. 2004. https://www.ufmg.br/congrext/Direitos/Direitos5.pdf

Caldas AC, Pacheco AC, Prado BF, Leite JF, Santos KH, Brito KC, et al. Relato de experiência de uma Liga Acadêmica de Gestão e Inovação em Saúde (LAGIS). Res Soc Dev 2023;12:e6512741981. https://doi.org/10.33448/rsd-v12i7.41981

Anjos JS, Santos AC, Leite AS, Silva AL, Menezes CN, Spindola GD, Nunes JA, et al. O papel das Ligas Acadêmicas de saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Rev Eletronica Acervo Saude 2023;23:e11476. https://doi.org/10.25248/reas.e11476.2023

Queiroz GV, Pereira FG, Cardoso MI, Silva YG, Azevedo AH, Santo RL, et al. A influência da liga acadêmica como ferramenta na formação em saúde: um relato de experiência. Braz J Dev 2020;6:40195-203. https://doi.org/10.34117/bjdv6n6-526

Oliveira FD, Silva JO, Figorelle LG, Domingues LL, Rodrigues LB, Maiolino MG, et al. Relato de experiência: atividades desenvolvidas pela liga acadêmica de hematologia e oncologia da UFRJ durante a pandemia COVID-19: uma reinvenção em tempos de isolamento social. Hematol Transfus Cell Ther 2020;42:497-8. https://doi.org/10.1016/j.htct.2020.10.839

Ladeira AM, Tolentino SE, Camargo FHC, Akahane KGH, Rossi ERG. Liga de neurociências: cinco anos de experiência extensionista (Internet). docplayer.com.br. (acessado em 26/08/2023). Disponível em: https://docplayer.com.br/80591116-Liga-de-neurociencias-cinco-anos-de-experiencia-extensionista.html

Rissardo JP, Caprara ALF, Leite MTB, Prado ALC. Experiência da liga acadêmica de neurociências-UFSM em ensino, pesquisa e extensão. Diálogos em Extensão 2020;3:135-51. https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/capimdourado/article/view/7809

American Academy of Neurology. Student Interest Group in Neurology – SIGN (Internet). Minneapolis (acessado em 25/10/2023). Disponível em: https://www.aan.com/tools-resources/student-interest-group-in-neurology

Downloads

Publicado

2023-11-15

Como Citar

Martins, B. S., Laguna, G. G. de C., de Oliveira, B. C. dos S., dos Santos, H. L. P. C., Gonzaga, L. L. ., Neves, S. E. dos S., & Oliveira, P. da S. (2023). NeuroLiga: Experiência de uma liga acadêmica formativa em neurociências. Revista Neurociências, 31, 1–14. https://doi.org/10.34024/rnc.2023.v31.15571

Edição

Seção

Artigos Originais
Recebido: 2023-08-25
Aceito: 2023-10-30
Publicado: 2023-11-15

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)