Anúncios
Chamada para o dossiê: O Ensino de História no Brasil - Prazo para o dossiê 01/10
Essa chamada de dossiê busca pela primeira vez na Revista Hydra, dar foco ao universo de pesquisas sobre o Ensino de História. Principalmente desde 2014, com a criação do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória (https://profhistoria.ufrj.br/), o Programa Nacional que reúne universidades de diversas regiões do Brasil, inclusive a UNIFESP, vem promovendo o fortalecimento e a valorização dos profissionais da educação básica e dos saberes docentes na área das pesquisas em História. Nessa chamada, convidamos pesquisadoras(es) que abordem esse tema a partir de reflexões sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), as redes sociais, o uso de smartfones, o audiovisual e a realidade virtual. Assim como, sob a ótica do enfrentamento aos ataques à autonomia docente; ao racismo em suas diversas manifestações; ao capacitismo; às desigualdades de gênero e às fobias sexuais (transfobia, lesbofobia, homofobia...). Nos voltamos nesse dossiê para a prática docente, para o como ensinar, para as pesquisas sobre o ensinar história no Brasil hoje!
Essa chamada de dossiê busca pela primeira vez na Revista Hydra, dar foco ao universo de pesquisas sobre o Ensino de História. Principalmente desde 2014, com a criação do Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória (https://profhistoria.ufrj.br/), o Programa Nacional que reúne universidades de diversas regiões do Brasil, inclusive a UNIFESP, vem promovendo o fortalecimento e a valorização dos profissionais da educação básica e dos saberes docentes na área das pesquisas em História. Nessa chamada, convidamos pesquisadoras(es) que abordem esse tema a partir de reflexões sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), as redes sociais, o uso de smartfones, o audiovisual e a realidade virtual. Assim como, sob a ótica do enfrentamento aos ataques à autonomia docente; ao racismo em suas diversas manifestações; ao capacitismo; às desigualdades de gênero e às fobias sexuais (transfobia, lesbofobia, homofobia...). Nos voltamos nesse dossiê para a prática docente, para o como ensinar, para as pesquisas sobre o ensinar história no Brasil hoje!

A Revista Hydra, Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História UNIFESP passou do Qualis/CAPES B5 (referente ao quadriênio de 2013 a 2016) para o Qualis/CAPES B1 no quadriênio 2017-2020!
Lembramos que em nossa revista aceitamos:
Resenhas, notas de pesquisa e entrevistas, com autores de titulação mínima de graduandes;
Artigos Livres, com autores de titulação mínima de graduação completa;
Artigos de Dossiê, com autores de titulação mínima de mestrandes.