Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

I – Das Inscrições

 

Art. 1º - A Revista HYDRA abre inscrições para submissão de textos nas seguintes seções: Dossiê Temático, Artigos Livres, Notas de Pesquisa, Resenhas e Entrevistas.

I - Dossiê Temático: o tema do Dossiê é escolhido semestralmente pela comissão, sendo levado a público, geralmente, nos meses de fevereiro e agosto. O texto deve conter entre 15 e 30 páginas.

II - Artigos Livres: a seção de Artigos Livres não possui tema pré-definido. O texto deve conter entre 10 e 20 páginas.

Artigos traduzidos podem ser aceitos tanto na seção Livre quanto Dossiê. Seus originais devem ter sido publicados nos últimos 5 anos e, junto ao envio da tradução, deve constar a autorização do autor original.

III - Notas de Pesquisa: a seção Notas de Pesquisa não possui tema pré-definido e tem como objetivo a divulgação de pesquisas em andamento. O texto deve conter entre 8 e 10 páginas.

IV - Resenhas: a seção de Resenhas não possui tema pré-definido. Os trabalhos apresentados serão avaliados pelo Conselho Editorial ou pareceristas externos, a depender da decisão dos membros da revista, e devem apresentar resenhas de publicações recentes (últimos 3 anos para nacionais e 5 anos para internacionais) de importância na área temática a que dizem respeito. Em caso de obras reeditadas e/ou ampliadas, deverá ser realizada uma resenha crítica. O texto deve conter entre 3 e 8 páginas.

V- Entrevista: De 3 a 7 perguntas, com entrevistades que se relacionem com o Dossiê Temático da edição que será publicada.

Art. 2º - As páginas referentes à bibliografia não são contabilizadas para admissão dos artigos em todas as seções da revista.

Art. 3º - As inscrições para todas as seções de publicação devem ser feitas online (via sistema OJS no site da revista) neste link: https://periodicos.unifesp.br/index.php/hydra/about/submissions

II -Dos Trabalhos

Art. 1º. Serão aceitos contribuições na área de História ou em áreas de interesse das Humanidades, seja na forma de artigo científico ou de resenha bibliográfica. Não haverá custos financeiros ou cobrança de taxas para submissão, aceite, publicação e leitura dos respectivos artigos publicados na HYDRA.

Art. 2º. Os trabalhos apenas serão recebidos pelo Conselho Editorial e enviados para pareceristas, caso possuam os seguintes pré-requisitos:

I – Temas: os trabalhos deverão versar sobre qualquer tema relacionado à História ou a saberes adjacentes de interesse das Humanidades.

II – Autores: os trabalhos devem ser produzidos por autores com a seguinte formação mínima:

  1. Dossiê: mestrandos
  2. Artigos Livres: graduados
  3. Notas de pesquisa: graduandos
  4. Resenhas: graduandos
  5. Entrevistas: graduandos

III – Publicação: os trabalhos a serem enviados para publicação deverão ser inéditos, não constando publicações destes em nenhuma outra revista científica ou livros, mesmo no prelo.

IV – Idiomas: os trabalhos deverão ser redigidos em Português, Espanhol ou Inglês.

V – Identidade: a identidade do autor, no momento de inscrição para publicação, será de conhecimento apenas do Conselho Editorial. No arquivo do texto submetido não devem constar quaisquer dados que indiquem quem é o autor do trabalho, a fim de garantir a idoneidade e a imparcialidade no processo de emissão de parecer. A autoria deverá ser retirada também das propriedades do Word.

Art. 3º. As normas para submissão de trabalhos são as seguintes:

I – os arquivos devem obedecer ao formato Word ou LibreOffice (doc, docx ou odt).

II – os textos deverão ser formatados com a seguinte padronização de margens: esquerda e superior de 3 cm; direita e inferior de 2,0 cm.

III – o espaçamento dado ao texto deverá ser de 1,5 cm entrelinhas. As citações longas (citações que tenha mais de três linhas), as notas, as referências e os resumos em língua vernácula e em língua estrangeira devem ser digitados em espaço simples.

IV – o recuo da primeira linha de cada parágrafo deverá ser 1,25 cm.

V – a fonte utilizada deve ser Century Gothic na cor preta, tamanho 12 para o texto e tamanho 10 para as citações longas e notas de rodapé (para as citações longas, deve-se observar o recuo de 4 cm da margem esquerda).

VI – no arquivo enviado, o texto deverá estar acompanhado de título (em maiúsculo, negrito e centralizado, letra tamanho 14 e espaçamento 1,5), de um resumo de parágrafo único (exceto para as resenhas) com no máximo 1300 caracteres (contando os espaços), e três palavras-chave separadas por ponto e vírgula, em negrito. Caso seja palavra estrangeira colocar em itálico. (Palavra-chave: Revista Hydra; Unifesp; Publicações Acadêmicas). Deve constar também o título, resumo e palavras-chave em outra língua (dentre português, espanhol, inglês e francês). Resumo e palavras-chaves com espaçamento simples.

VII - os subtítulos e subdivisões do texto, como por exemplo as referências bibliográficas ao final do texto, devem vir em negrito, com apenas a letra inicial maiúscula, não numerados, em fonte Century Gothic, tamanho 12, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

VIII – não é necessário numerar as páginas.

IX – figuras, quadros, e/ou tabelas serão tratados como elementos e além de virem expostos no decorrer do texto devem ser enviados em arquivo TIF ou JPG, preferencialmente coloridos e em boa resolução (com no mínimo 600dpi) encaminhados separadamente, devidamente numerados, com títulos e referências de créditos. O texto não poderá ter mais que 8 (oito) elementos deste tipo.

X – qualquer que seja seu tipo, a identificação de cada elemento deve aparecer na parte inferior precedida da palavra Figura, Quadro, e/ou Tabela, seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título (fonte Century Gothic, tamanho 10, negrito, espaçamento 1,5, centralizado junto com a imagem) e/ou legenda explicativa e da fonte, se necessário (em negrito, fonte Century Gothic, letra tamanho 10, centralizado e espaçamento simples).

XI – as legendas devem ser breves e claras, dispensando consulta ao texto e, ainda, devem ser inseridas o mais próximo possível do título a que se referem, em fonte Century Gothic, tamanho 10 e espaçamento simples.

XII – figuras, Quadros, e/ou Tabelas só serão aceitos se forem de domínio público ou com autorização do proprietário.

XIII – o autor poderá inserir hiperlinks nos locais apropriados de seu artigo, sem a utilização de < e >, seguido de data de acesso.

XIV – as notas de pé de página (em fonte Century Gothic, tamanho 10, justificado, espaço simples e sem recuo no início de cada uma delas), deverão ser numeradas sequencialmente (tamanho 10 e números arábicos sobrescritos), respeitando as seguintes orientação e sequência:

  1. Para Livro: 

No caso de um autor: SOBRENOME, Nome. Título da obra. Número da edição, Local de Publicação: Nome da Editora, Ano, página(s).

Para dois ou três autores: SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR, Nome do primeiro autor; SOBRENOME DO SEGUNDO AUTOR, Nome do segundo autor. Título da obra. Número da edição, Local de Publicação: Nome da Editora, Ano, página(s).

Para mais de três autores: SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR, Nome do primeiro autor. et al. Título da obra. Número da edição, Local de Publicação: Nome da Editora, Ano, página(s).

Quando houver indicação explícita de responsabilidade pela obra em um todo: SOBRENOME DO PRIMEIRO AUTOR, Nome do primeiro autor (Org.). Título da obra. Número da edição, Local de Publicação: Nome da Editora, Ano, página(s).

  1. Para Artigo: 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico, Volume e/ou Número do periódico, Local de publicação, Ano da publicação, Número da(s) página(s).

  1. Para monografias, dissertações e tese:

SOBRENOME, Nome. Título do Trabalho: subtítulo. Data de apresentação. Número de folhas ou volumes. Natureza do trabalho (titulação ou grau obtido). Departamento, Instituição, Local da instituição, ano.

  1. Para fontes primárias (em especial, fontes de imprensa) sempre que possível, informar: 

SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico. Local de publicação, data de publicação, número da(s) página(s).

Parágrafo único: Não utilize os termos Op cit., Idem ou Ibidem nas notas de rodapé, deixando as referências bibliográficas sempre completas e repetidas. Deve-se indicar apenas uma nota-de-rodapé por oração caso haja mais de uma referência a ser citada. 

XV – As citações de até três (3) linhas deverão vir entre aspas no corpo do texto. As citações com mais de três (3) linhas devem ser em tamanho 10, sem aspas, com recuo à esquerda de 4 cm e espaçamento entre linhas simples.

XVI – Termos em língua estrangeira devem sempre aparecer em itálico. Caso seja preciso destacar alguma palavra ou frase, empregar também o itálico.

XVII – Os grifos do autor devem vir destacados apenas em itálico.

XVIII – As citações em outras línguas devem ser traduzidas e o trecho original deve constar nas notas de rodapé.

XIX – Os subtítulos e subdivisões do texto devem vir em negrito, com apenas a letra inicial maiúscula, não numerados, em fonte Century Gothic, tamanho 12, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

XX – As referências bibliográficas devem constar no final do artigo, listadas conforme as normas presentes acima utilizadas para as notas de rodapé, em fonte Century Gothic, tamanho 12, alinhamento justificado e espaçamento entre linhas simples.

XXI – O texto, com exceção do título centralizado, imagens e tabelas deverá ser todo justificado.

XXII – A reprodução do artigo em outras fontes deve ser objeto de consulta à Hydra, sempre com a devida citação da publicação original.

XXIII – Todos os trabalhos serão submetidos a um exame para conferência de plágio. 

XXIV – Cabe ao Conselho Editorial definir o número no qual o artigo será publicado, desde que o autor autorize a permanência do artigo em nosso banco de dados até o próximo volume do periódico.

XXV – Os originais são avaliados por 2 (dois) pareceristas. No processo de avaliação:

(a) caso o texto receba indicação de correção, o autor deverá atender às sugestões do(s) parecerista(s); 

(b) se houver discrepância entre os pareceristas quanto à conveniência da publicação, o Conselho Editorial decidirá sobre a publicação do artigo;

(c) quaisquer outras situações serão avaliadas, individualmente, pelo Conselho Editorial.

XXVI - Além dos conflitos de interesses habituais previstos para a escolha de pareceristas, professores não avaliam textos de professores da mesma instituição.

XXVII - Os dados do(s) autor(es) serão inseridos na editoração do texto para a publicação, em nota de rodapé.

XXVIII - O template dentro das normas de submissão pode ser baixado AQUI.

Art. 4º. Após os resultados dos pareceres:

I – no caso de parecer positivo, o autor será comunicado do aceite para publicação mediante e-mail formal enviado pelo Conselho Editorial.

II – no caso de parecer positivo, mas com adequações, o autor receberá o parecer, com a identidade do parecerista protegida, em conjunto com o texto original, e terá o prazo de, no mínimo, 15 dias para rever os problemas apresentados.

III – no caso de parecer negativo, o autor receberá um comunicado formal da denegação enviado pelo Conselho Editorial, em conjunto com o parecer emitido, com a identidade do parecerista protegida. A decisão não cabe recurso.

Art. 5º. Os autores têm responsabilidade total e única pelo conteúdo dos textos assinados.

III - Dos Autores

Art. 1º. Poderão inscrever textos para a publicação de trabalhos na HYDRA em regime de autoria e co-autoria de, no máximo, três (03) autores. Para titulação mínima por seção conferir “II - Dos trabalhos”, Art. 2°, tópico II.

Art. 2º. O candidato a ter o seu trabalho publicado na HYDRA: 

I – assume que é o autor do trabalho enviado, ou tem permissão expressa do co-autor para enviá-lo para publicação;

II – declara sua integral responsabilidade pelo conteúdo emitido no seu texto; 

III – manifesta sua autorização para publicação do texto na HYDRA e eventualmente na divulgação em outros veículos associados ao periódico;

IV – informa ter lido e concordado com a política de direitos autorais da revista.

IV – Dos Direitos Autorais

Art. 1º. O autor de cada texto é o titular exclusivo dos direitos autorais sobre a sua respectiva obra (Lei nº. 9.610/1998, arts. 7º, inciso I; 11; 17 e 18), sendo livre para exercer os seus direitos morais e patrimoniais.

Art. 2º. O autor se responsabiliza, inclusive, pelo uso das imagens contidas em seu texto.

V – Disposições Finais

Art. 1º. Alterações neste estatuto podem ser promovidas através de decisão consensual dos membros do Conselho Editorial presentes em reunião ordinária.

Art. 2º. As questões ausentes neste estatuto serão deliberadas pelo Conselho Editorial, sob consenso em reunião ordinária ou extraordinária.

Art. 3º. As disposições deste estatuto passam a valer imediatamente.

 

Guarulhos, 10 de julho de 2019

Conselho Editorial

HYDRA - Revista Discente Eletrônica da Pós-Graduação.

   

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