Chamada para publicação de artigos em dossiê temático: "Rotas de fuga e caminhos forçados: migrações ao longo da História"

2023-06-05

O processo migratório não é algo novo na história da sociedade e nem exclusivo da espécie humana. Deslocar-se de um ponto a outro em busca de condições climáticas favoráveis, de víveres abundantes e de segurança, são alguns dos motivos, senão os principais, que tornam a migração um fenômeno atual. Com o decorrer dos anos, os motivos que levam os indivíduos a se deslocarem multiplicaram, acentuando tal processo. Dentre eles, encontram-se questões culturais, conflitos sociopolíticos e crises humanitárias. Desdobra-se daí uma série de complexas problemáticas, inerentes, por exemplo, aos direitos humanos, delimitação de fronteiras e a crise de refugiados, ressaltando a pertinência da proposta no atual contexto. Em vista disso, esta chamada pretende dar espaço às discussões que envolvam o fenômeno da migração em suas diversas facetas ao longo da história, proporcionando maior visibilidade às novas produções de conhecimentos acerca dessa temática, bem como sua pertinência.

Os trabalhos devem ser enviados até às 23h59 do dia 17 de julho de 2023.

A Revista Hydra, Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em História UNIFESP passou do Qualis/CAPES B5 (referente ao quadriênio de 2013 a 2016) para o Qualis/CAPES B2 no quadriênio 2017-2020!

 

Lembramos que a revista aceita:

Artigos de Dossiê, com autores de titulação mínima de mestrandos(as).

Para mais informações, acesse em nosso site: "sobre" > "submissões".