Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR)

Autores

  • Cristiane Nascimento Brandão Fundação Getulio Vargas, São Paulo, SP
  • José Carlos Barbieri Fundação Getulio Vargas, São Paulo, SP
  • Edgar Reyes-Junior Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6312

Resumo

Recentemente, o interesse pelo turismo indígena aumentou significativamente no Brasil. Pesquisas internacionais centram suas discussões em torno da autonomia e sustentabilidade dos povos indígenas, do papel da sua cultura como produto turístico e dos problemas associados às políticas públicas nacionais. No Brasil, o turismo indígena não é um segmento reconhecido pelo poder público, embora estejam em curso diversas iniciativas conduzidas por comunidades indígenas. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa exploratória para analisar as perspectivas dos povos indígenas da Reserva São Marcos (RR), quanto ao desenvolvimento do turismo indígena e sua influência na sustentabilidade ambiental, econômica e social. Foram realizadas entrevistas com lideranças e representantes do órgão responsável pela execução da política indigenista no Brasil, a FUNAI. Posteriormente, foi aplicado um questionário em 64 lideranças indígenas representes de 32 aldeias. O estudo revelou que essas lideranças consideram o turismo uma oportunidade para conquistar autonomia, controle e sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental, mas apontam diversos problemas que podem trazer para as áreas indígenas e suas comunidades, como conflitos entre membros da comunidade, distribuição dos benefícios, perda da identidade cultural, perturbação da vida selvagem, ameaça a espécies da região e poluição de lagos e rios da reserva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Nascimento Brandão, Fundação Getulio Vargas, São Paulo, SP

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP.

José Carlos Barbieri, Fundação Getulio Vargas, São Paulo, SP

Doutor em Administração de Empresas Professor do Programa de Pós Graduação em Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas - FGV/EAESP.

Edgar Reyes-Junior, Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, RR

Professor Adjunto do Departamento de Administração da UFRR

Downloads

Publicado

31.01.2013

Como Citar

Brandão, C. N., Barbieri, J. C., & Reyes-Junior, E. (2013). Desenvolvimento sustentável e turismo indígena: uma análise das oportunidade e limitações do turismo nas comunidades indígenas da Reserva São Marcos (RR). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6312
Recebido: 2012-09-20
Aceito: 2012-11-19
Publicado: 2013-01-31