As relações sociais e simbólicas do sistema de viagem, turismo e lazer das periferias do Recife (PE)

Autores

  • Rosana Eduardo da Silva Leal Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6223

Resumo

O presente artigo tem por finalidade analisar as relações sociais e simbólicas do sistema de viagem, turismo e lazer existente nas periferias do Recife. Para tanto, considerará as especificidades que embasam os processos de produção, comercialização e consumo de deslocamentos, enfatizando a importância dos organizadores dos trajetos (provedores) e dos bairros para a manutenção de tais práticas. O estudo foi desenvolvido através da pesquisa bibliográfica, seguindo uma perspectiva socioantropológica, bem como pesquisa de campo, com o uso do método etnográfico e registro dos relatos dos provedores. Diante da pesquisa, foi observado que a singularidade deste sistema se dá pela contínua adequação às necessidades, gostos e estilos de vida dos usuários, gerando formas diferenciadas de promover, comercializar e realizar deslocamentos. Tal realidade se concretiza pelas mãos dos provedores, que atuam como mediadores entre os viajantes, os serviços utilizados e as localidades visitadas. As especificidades deste sistema podem ser percebidas desde as modalidades de viagens, passando pelas formas de pagamento, meios de deslocamento, bem como os modos de visitação e hospedagem em destinos turísticos e não turísticos.

Biografia do Autor

  • Rosana Eduardo da Silva Leal, Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE
    Professora Adjunto I do Núcleo de Turismo da Universidade Federal de Sergipe e doutora em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Realizou doutorado-sanduíche no "Programa Interuniversitario de Doctorado de Antropología de Iberoamérica" das Universidades de Salamanca, Valladolid, León y Burgos - Espanha, através do Projeto "Miradas Cruzadas. Identidades Regionales y Prácticas Culturales en Brasil y Espanha" - financiado pela CAPES. Possui Mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. É Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Pernambuco e Técnica em Turismo pelo Instituto Federal de Pernambuco. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de lazer e animação; estudos sócio-antropológicos do turismo; turismo e espaço urbano e alimentação e cultura.

Downloads

Publicado

31.01.2013

Como Citar

LEAL, Rosana Eduardo da Silva. As relações sociais e simbólicas do sistema de viagem, turismo e lazer das periferias do Recife (PE). Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. DOI: 10.34024/rbecotur.2013.v6.6223. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6223. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2012-06-30
Aprovado 2012-11-20
Publicado 2013-01-31