Turismo como fenômeno social e suas implicações no espaço rural

Autores

  • Maysa Sena de Carvalho Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Marutschka Martini Moesch Universidade de Brasília, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6137

Resumo

Este artigo apresenta uma reflexão teórica a respeito das definições para turismo, em toda sua complexidade. Apresentamos as concepções realizadas por diferentes pensamentos do tema. Sendo assim, contribuiremos por meio de uma releitura das escolas de pensamento e quadros interpretativos, formas de sistematização, e principais correntes de estudos do turismo realizados por MŒSCH (2004). Transpondo esta reflexão para a explicitação do conceito que norteia a produção associada ao turismo no uso do espaço rural em unidades de produção da agricultura familiar, neste contexto se inclui o estudo dos impactos sobre as relações de gênero no desenvolvimento das atividades relacionadas. Utiliza-se de uma análise documental de natureza exploratória, com abordagem do turismo. Conclui-se que é preciso compreender o turismo como fenômeno acima de tudo social, no qual a troca entre pessoas se realiza a todo tempo, que possui historicidade, ocasionando novas representações sociais dos atores envolvidos.

Biografia do Autor

  • Maysa Sena de Carvalho, Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Centro de Excelência em Turismo - Turismo
  • Marutschka Martini Moesch, Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Docente, ministra aulas no Programa de Mestrado Acadêmico em Turismo da Universidade de Brasília (UnB) e no Curso de Turismo desta mesma universidade

Downloads

Publicado

31.05.2013

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARVALHO, Maysa Sena de; MOESCH, Marutschka Martini. Turismo como fenômeno social e suas implicações no espaço rural. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 6, n. 2, 2013. DOI: 10.34024/rbecotur.2013.v6.6137. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6137. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2012-05-31
Aprovado 2013-04-08
Publicado 2013-05-31