Turismo Regenerativo e Educação Ambiental: meios interpretativos para apreciação da biodiversidade em Unidades de Conservação

Autores

  • Emerson Farias dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jasmine Cardozo Moreira Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Guilherme Forbeck Refúgio das Curucacas Ecoturismo
  • Carlos Hugo Rocha Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.34024/w7zf0m03

Palavras-chave:

Uso público; Interpretação ambiental; Monitoramento da biodiversidade; Unidades de Conservação; Manejo sustentável.

Resumo

O turismo regenerativo se apresenta como uma abordagem que busca não apenas reduzir impactos ambientais, mas também contribuir para a restauração dos ecossistemas e o fortalecimento das comunidades locais. Nesse sentido, a interpretação ambiental assume um papel central ao transformar a experiência da visitação em um processo educativo, promovendo a conscientização dos visitantes e viabilizando a obtenção de dados sobre a biodiversidade. Este estudo tem como propósito analisar os resultados obtidos através dos meios interpretativos utilizados na coleta de informações no Parque Nacional dos Campos Gerais, com ênfase na biodiversidade presente nas Furnas do Passo do Pupo. Para isso, foram adotados um mini guia de aves e um de vegetação campestre, utilizados pelos visitantes para o registro das espécies observadas ao longo das trilhas. Os resultados apontam que a metodologia empregada não apenas favoreceu uma maior percepção ambiental por parte dos visitantes, mas também gerou informações relevantes para o monitoramento da fauna e flora locais. A recorrência na observação de espécies da flora, como Calea parvifolia e da fauna, como Patagioenas picazuro sugere padrões relacionados a fatores como sazonalidade e adaptabilidade ao ambiente. Conclui-se que a utilização de meios interpretativos pode contribuir para a conservação da biodiversidade, promovendo uma experiência participativa e educativa, além de subsidiar estratégias de manejo sustentável em áreas protegidas.

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Publicado

18.10.2025

Edição

Seção

Anais do Congresso Nacional de Ecoturismo - Artigos Completos

Como Citar

SANTOS, Emerson Farias dos; MOREIRA, Jasmine Cardozo; FORBECK, Guilherme; ROCHA, Carlos Hugo. Turismo Regenerativo e Educação Ambiental: meios interpretativos para apreciação da biodiversidade em Unidades de Conservação. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 18, n. 5, p. 544–560, 2025. DOI: 10.34024/w7zf0m03. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/21215. Acesso em: 5 dez. 2025.