Influência das concessões para visitação na popularidade das Unidades de Conservação brasileiras via mídias sociais

Autores

  • Vitória Rodrigues Martiny Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS
  • Daniela Oliveira de Lima Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS
  • Roberta Schmitt dos Santos Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS

DOI:

https://doi.org/10.34024/yfn47307

Palavras-chave:

Parcerias Público-Privadas; Ecoturismo; Comentários do Google.

Resumo

As Unidades de Conservação (UC) são vitais para a preservação da biodiversidade e para a oferta de serviços ecossistêmicos culturais, como o ecoturismo. No entanto, a escassez de recursos para infraestrutura é um desafio constante. Para enfrentar essa questão, as Parcerias Público-Privadas (PPP), especificamente as concessões para visitação, têm sido adotadas como uma estratégia para financiar melhorias e aprimorar a experiência dos visitantes. Este estudo analisou a influência dessas concessões nas interações via mídia social em UC brasileiras. Utilizando dados dos comentários do Google coletados entre 2021 e 2023, investigamos como o status da concessão de uma UC impacta o volume de interações digitais. A análise geral dos resultados obtidos mostra que, UC com concessão consolidada registraram o maior número de interações nos comentários do Google, seguidas pelas UC em fase preparatória, e por último, pelas UC sem concessão. Isso pode indicar que a consolidação da concessão eleva a visibilidade e o engajamento dessas unidades em plataformas de mídia social. O maior número de interações em UC com concessão consolidada pode ser explicado por múltiplos fatores interligados. Estes fatores se relacionam à vocação turística da UC, à expansão da infraestrutura de visitação e dos serviços de apoio, e à melhoria da comunicação digital, que conjuntamente possuem potencial de aumentar a atratividade das UC. Embora em estágio inicial, concessões em fase preparatória também atraem mais interações, possivelmente devido à seleção de UC com alto potencial turístico. Adicionalmente, fatores externos, como a infraestrutura de hospedagem e a proximidade de centros urbanos, também exerceram influência significativa sobre o engajamento digital. 

Biografia do Autor

  • Vitória Rodrigues Martiny, Universidade Federal da Fronteira Sul, Erechim, RS

    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo - RS. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Erechim - RS.

  • Daniela Oliveira de Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul, Cerro Largo, RS

    Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professora de Ecologia da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo - RS e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis.

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Publicado

06.08.2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MARTINY, Vitória Rodrigues; LIMA, Daniela Oliveira de; SANTOS, Roberta Schmitt dos. Influência das concessões para visitação na popularidade das Unidades de Conservação brasileiras via mídias sociais. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 18, n. 4, p. 672–684, 2025. DOI: 10.34024/yfn47307. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/19659. Acesso em: 5 dez. 2025.