Personalidade da marca de destinos e sua relação com o critério de escolha do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por parte de turistas brasileiros

Autores

  • Sabrina Araújo da Silva Instituto Federal do Maranhão – Campus Avançado Porto Franco
  • Tainara Gomes Barbosa Instituto Federal do Maranhão – Campus Avançado Porto Franco
  • Lindemberg Costa Junior Instituto Federal do Maranhão – Campus Avançado Porto Franco https://orcid.org/0000-0003-4002-2207
  • Suziany Leite Nascimento Instituto Federal do Maranhão – Campus Avançado Porto Franco
  • Leonilde da Conceição Silva Instituto Federal do Pará – Campus Paragominas

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2024.v17.15917

Palavras-chave:

Personalidade da Marca, Marketing Turístico, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Resumo

: O objetivo principal deste estudo é identificar o critério de escolha de turistas ao decidir pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses como um destino para passarem suas férias. Em particular, pretende-se ainda identificar quais fontes de informações o turista busca antes de viajar para esta região. Associar o destino turístico como uma marca/produto é uma forma de reconhecer as características que podem atrair (ou fazer o turista desistir) da ideia de conhecer o destino. Neste contexto, associou-se como marca de destino aos Lençóis Maranhenses as seguintes dimensões: sofisticação, robustez, excitação, convivialidade, ferocidade e conformidade. Os dados revelaram que o local provoca positivamente a atenção dos turistas por sua originalidade, sendo ainda um lugar elegante e charmoso na visão dos turistas. Sugere-se ainda que o turista brasileiro priorize por lugares prazerosos, que o faça sentir-se acolhido e venturoso. Identificou-se ainda que fontes oficiais do ponto turístico e a internet são fontes de informações que os turistas buscam sobre o destino. Neste sentido, o turista busca informações em portais e sites especializados para planejar antecipadamente as suas férias.

Referências

AAKER, Jennifer L. Dimensions of brand personality. Journal of marketing research, p. 347-356, 1997.

AAKER, Jennifer; FOURNIER, Susan. A brand as a character, a partner and a person: Three perspectives on the question of brand personality. ACR North American Advances, 1995.

AGUILAR, Alejandro Gomez; GUILLEN, Maria Jesus Yaguee; ROMAN, Nieves Villasenor. Destination brand personality: An application to Spanish tourism. International Journal of Tourism Research, v. 18, n. 3, p. 210-219, 2016.

ALMEIDA, Igor Carneiro de; SILVA, Grislayne Guedes Lopes da; RAIMUNDO, Sidnei. Qualidade na prestação de serviços de apoio à visitação em parques nacionais: o caso da concessão no Parque Nacional do Itatiaia. Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 16, n. 3, 2023.

ARRUDA, Eucidio; PIMENTA, Durcelina. Algumas reflexões sobre a internet e as estratégias comunicativas no marketing em turismo. Caderno virtual de turismo, v. 5, n. 4, 2006.

AZAMBUJA, Vanessa Acosta de; MECCA, Marlei Salete. Os componentes da identidade de marca de Gramado/Brasil que geram sua imagem de “destino turístico modelo” e os relacionamentos da marca com os stakeholders internos. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 11, n. 1, p. 1-18, 2017.

BIGNE, J. Enrique; SANCHEZ, M. Isabel; SANCHEZ, Javier. Tourism image, evaluation variables and after purchase behaviour: inter-relationship. Tourism management, v. 22, n. 6, p. 607-616, 2001.

BUHALIS, Dimitrios; LAW, Rob. Progress in information technology and tourism management: 20 years on and 10 years after the Internet—The state of eTourism research. Tourism management, v. 29, n. 4, p. 609-623, 2008.

CENSON, Dianine; BARCELOS, Márcio. Agendas, Imagens e Políticas Públicas de Turismo para as Favelas na Cidade do Rio de Janeiro, Brasil: Uma Análise do Período 2007-2017. ROSA DOS VENTOS-Turismo e Hospitalidade, v. 13, n. 3, 2021.

COELHO, Mariana de Freitas; WADA, Elizabeth Kyoko; AZEVEDO, Ana Cláudia. O que nos falta? Marketing de destino turístico e hospitalidade em um destino cultural brasileiro sob a perspectiva dos stakeholders. PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 10, n. 2, 2021.

COSTA JUNIOR, Lindemberg; SAMPAIO, Evellyn Christynne de Souza. Personalidade da marca de destinos, fontes de informações e sua relação com o critério de escolha da chapada das mesas por parte dos turistas. Revista de Turismo Contemporâneo, v. 9, n. 2, p. 289-305, 2021.

ECHTNER, Charlotte M.; RITCHIE, JR Brent. The meaning and measurement of destination image:[Reprint of original article published in v. 2, no. 2, 1991: 2-12.]. Journal of tourism studies, v. 14, n. 1, p. 37-48, 2003.

EKINCI, Yuksel; SIRAKAYA-TURK, Ercan; BALOGLU, Seyhmus. Host image and destination personality. Tourism Analysis, v. 12, n. 5-6, p. 433-446, 2007.

GALLARZA, Martina G.; SAURA, Irene Gil; GARCÍA, Haydée Calderón. Destination image: Towards a conceptual framework. Annals of tourism research, v. 29, n. 1, p. 56-78, 2002.

GÓMEZ AGUILAR, Alejandro; YAGÜE GUILLÉN, María Jesús; VILLASEÑOR ROMAN, Nieves. Destination brand personality: An application to Spanish tourism. International Journal of Tourism Research, v. 18, n. 3, p. 210-219, 2016.

GUIDO, Gianluigi; PELUSO, Alessandro M. Brand anthropomorphism: Conceptualization, measurement, and impact on brand personality and loyalty. Journal of Brand Management, v. 22, n. 1, p. 1-19, 2015.

GURSOY, Dogan; MCCLEARY, Ken W. An integrative model of tourists’information search behavior. Annals of tourism research, v. 31, n. 2, p. 353-373, 2004.

HOLANDA, Luciana Araújo de; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Sobre a falácia da relação direta entre turismo e desenvolvimento local. Organizações, cultura e desenvolvimento local: a agenda de pesquisa do Observatório da Realidade Organizacional. Recife: EDUFEPE, p. 275-287, 2003.

HOSANY, Sameer; EKINCI, Yuksel; UYSAL, Muzaffer. Destination image and destination personality. International Journal of Culture, Tourism and Hospitality Research, v. 1, n. 1, p. 62-81, 2007.

HULTMAN, Magnus; SKARMEAS, Dionysis; OGHAZIC, Pejvak; BEHESHTID, Hooshang M. Achieving tourist loyalty through destination personality, satisfaction, and identification. Journal of Business Research, v. 68, n. 11, p. 2227-2231, 2015.

KUMAR, Vikas. Examining the role of destination personality and self-congruity in predicting tourist behavior. Tourism Management Perspectives, v. 20, p. 217-227, 2016.

LI, Xiang; KAPLANIDOU, Kyriaki. The impact of the 2008 Beijing Olympic Games on China’s destination brand: A US-based examination. Journal of Hospitality & Tourism Research, v. 37, n. 2, p. 237-261, 2013.

LLODRÀ-RIERA, Isabel; MARTÍNEZ-RUIZ, María Pilar; JIMENEZ-ZARCO, Ana Isabel; IZQUIERDO-YUSTA, Alicia. A multidimensional analysis of the information sources construct and its relevance for destination image formation. Tourism management, v. 48, p. 319-328, 2015.

MABONI, Natalia de Oliveira; RODRIGUES, Camila Gonçalves de Oliveira; CANTO-SILVA, Celson Roberto. A condução de visitantes no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO): parcerias e efeitos na gestão da visitação. Revista Brasileira de Ecoturismo, v. 16, n. 3, 2023.

MARTINS, Hugo. A Personalidade da marca do destino e a imagem de marca do destino: um estudo sobre os turistas do PNPG. European Journal of Applied Business and Management, v. 3, n. 2, 2018.

MURPHY, Laurie; BENCKENDORFF, Pierre; MOSCARDO, Gianna. Linking travel motivation, tourist self-image and destination brand personality. Journal of travel & tourism marketing, v. 22, n. 2, p. 45-59, 2007.

PAPADIMITRIOU, Dimitra; APOSTOLOPOULOU, Artemisia; KAPLANIDOU, Kyriaki. Destination personality, affective image, and behavioral intentions in domestic urban tourism. Journal of travel research, v. 54, n. 3, p. 302-315, 2015.

PIMENTEL, Emanuelle; PINHO, Tânia; VIEIRA, Alexandra. Iimagem da Marca de un Destino Turístico. Turismo-visão e ação, v. 8, n. 2, p. 283-298, 2006.

SAHIN, Safak; BALOGLU, Seyhmus. Brand personality and destination image of Istanbul. Anatolia–An International Journal of Tourism and Hospitality Research, v. 22, n. 01, p. 69-88, 2011.

SANTOS, Saulo Ribeiro; BAHL, Miguel. Percepção e Intervenções Turísticas na Paisagem Natural do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Maranhão, Brasil). Ateliê do Turismo, v. 1, n. 1, 2017.

SILVA, Leonilde da Conceição; COSTA JUNIOR, Lindemberg. Personalidade da Marca de Destinos e sua Relação com o Critério de Escolha dos Turistas Brasileiros. Revista Turismo Em Análise, v. 31, n. 1, p. 96-114, 2020.

SILVA, Luis Felipe; DEL RIO, Marisa. Imagem de Marca de Destinos Turísticos: análise da imagem perceptual de duas cidades património mundial da humanidade da Unesco. Anais Brasileiros de Estudos Turísticos-ABET, p. 67-75, 2016.

SIRAKAYA, Ercan; WOODSIDE, Arch G. Building and testing theories of decision making by travellers. Tourism management, v. 26, n. 6, p. 815-832, 2005.

SOUZA, Anderson Gomes de; KOVACS, Michelle Helena. Marketing turístico e promoção: uma análise sobre as ações de comunicação empreendidas pela empresa de turismo de Pernambuco. Turismo-Visão e Ação, v. 11, n. 2, p. 201-217, 2009.

USAKLI, Ahmet; BALOGLU, Seyhmus. Brand personality of tourist destinations: An application of self-congruity theory. Tourism management, v. 32, n. 1, p. 114-127, 2011.

Downloads

Publicado

01.08.2024

Como Citar

SILVA, Sabrina Araújo da; BARBOSA, Tainara Gomes; COSTA JUNIOR, Lindemberg; NASCIMENTO, Suziany Leite; SILVA, Leonilde da Conceição. Personalidade da marca de destinos e sua relação com o critério de escolha do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses por parte de turistas brasileiros. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 17, n. 3, 2024. DOI: 10.34024/rbecotur.2024.v17.15917. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/15917. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2023-11-17
Aprovado 2024-06-03
Publicado 2024-08-01