Reflexões sobre a implantação de uma pousada-escola no Parque Nacional de Sete Cidades (PI)

Autores

  • Solano de Souza Braga Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG,
  • Sofia Araujo de Oliveira Universidade Federal de Sergipe, Aracaju, SE
  • Rodrigo de Sousa Melo Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Parnaíba, PI
  • Waldemar Justo do Nascimento Neto Parque Nacional de Sete Cidades, ICMBio, PI
  • Mateus Rocha dos Santos Universidade Federal do Delta do Parnaíba, Parnaíba, PI

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2022.v15.12891

Palavras-chave:

Unidades de Conservação, turismo, sustentabilidade, hotelaria, extensão

Resumo

O curso de bacharelado em Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e a gestão da Unidade de Conservação (UC) Parque Nacional (PARNA) de Sete Cidades, no Piauí, dialogam sobre formas de conciliar a conservação ambiental local com o desenvolvimento de atividades turísticas e pedagógicas para gerar recursos para o PARNA e para a comunidade do entorno, assim como promover ações de ensino, pesquisa e extensão com os docentes e discentes do mencionado curso. Em tal quadro, este artigo analisou, de forma preliminar, a possibilidade de implantação de uma pousada-escola na UC investigada, e seus reflexos para a gestão do parque e para o processo formativo no ensino superior. Como metodologia, empregou-se as pesquisas bibliográfica e documental, a observação direta e a realização de entrevistas estruturadas com atores locais, como também visitas in loco para avaliar as condições administrativas e estruturais locais. Os resultados indicaram que a implantação da primeira pousada-escola em uma UC brasileira por meio de uma estrutura administrativa específica para esta finalidade é possível no PARNA de Sete Cidades, pois há uma estrutura física implantada anteriormente, porém com a necessidade de reformas gerais para execução dos serviços de hospedagem. Outrossim, impera-se a necessidade de formatar instrumentos administrativos e institucionais entre os parceiros envolvidos para viabilizar a gestão dos objetivos turísticos e pedagógicos de uma pousada-escola.

Biografia do Autor

  • Solano de Souza Braga, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG,

    Universidade Federal de Ouro Preto. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Artes, Patrimônio e Museologia da UFDPar. Doutorando em desenvolvimento e meio ambiente - PRODEMA/UFPI (início 2018), Mestre em Geografia - IGC/UFMG (2011); licenciatura em Geografia - UNIVERSO (2014); Licenciatura em Turismo e Hospitalidade pelo Programa de Formação Pedagógica de Docentes - CEFET/MG (2008), Bacharelado em Turismo - IGC/UFMG (2006). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em planejamento, pesquisa e extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: ecoturismo, planejamento, levantamento e monitoramento da oferta e demanda turística, estudos de impacto ambiental, ecoturismo, análise ambiental e docência em turismo e geografia. Integrante dos grupos de pesquisa: GIPE - UFMG / UFVJM (Grupo Integrado de Pesquisas sobre a Serra do Espinhaço), EITUR - UFPI (Grupo de pesquisas e estudos interdisciplinares em turismo) e do Núcleo de Pesquisa CONTEMPLAR (Coletivo Nordestino de Atenção ao Tempo Livre e Lazer).

Referências

ARAÚJO, M.G.; SCHWAMBORN, S.H.L. A Educação Ambiental em análise SWOT. AMBIENTE & EDUCAÇÃO-Revista de Educação Ambiental, v. 18, n. 2, p. 183-208, 2014.

BRAGA, S. S. et al. Meios de hospedagem em UCs: projeto de hotel escola da UFDPar no Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí. Anais do XVII Seminário Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo, 2020.

BRAGA, S. S. et al. Estudo da potencialidade turística do Parque Nacional de Sete Cidades–Piauí. Revista Tecnologia e Ambiente, v. 27, p. 147-166, 2021.

BRASIL. 2008. Lei n° 11.771 de 17 de setembro de 2008. Disponível em: <http://www.camara.gov.br>. Acesso em: 30 de junho de 2020

BRASIL, Ministério do Turismo. Segmentação do Turismo: marcos conceituais. Brasília: Ministério do Turismo, 2006.

BUTLER, R. O ciclo de vida na área do turismo no século XXI. Compêndio de Turismo, p. 187-197, 2007.

CASTELLI, G. Administração hoteleira. Caxias do Sul: Educs, 2001.

CAVALCANTE, L. C. D. Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí, Brasil: biodiversidade, arqueologia e conservação de arte rupestre. MNEME – Revista de Humanidades. Caicó, V. 14, N°. 32, p. 1-22, jan./jul. 2013.

CHIATTONE, M.V. Hotel escola como ferramenta para aumentar a competitividade em cursos de hotelaria do Brasil. Dissertação de Mestrado, Universidade de Caxias do Sul, 2015. Disponível em: <https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/1044/Dissertacao%20Michele%20Vasconcellos%20Chiattone.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em 28/09/2022.

CHON, K.S.K.; SPARROWE, R.T. Hospitalidade: conceitos e aplicações. Editora Senac Rio, 2003

COSTA, E.S.; PERINOTTO, A.R.C. "Guru das sete cidades": cinema e comunicação turística da região norte do estado do Piauí. TURyDES, v. 6, n. 14, 2013.

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

DORNELAS, J.C.A. Plano de negócios: seu guia definitivo. 2ª reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.

FAVERA, J.C.D. Parque Nacional de Sete Cidades, PI – Magnífico monumento natural. In: SCHOBBENHAUS, C; CAMPOS, D.A; QUEIROZ, E. T; WINGE, M; BERBERT-BORN, M. L. C (Edits.) Sítios Geológicos e Paleontológicos do Brasil. Brasília: DNPM/CPRM – Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleobiológicos (SIGEP), 2002. p. 335-342. Disponível em: <http://sigep.cprm.gov.br/sitio025/sitio025.pdf>. Acesso em 28/09/2022.

GIL, A.C. et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOELDNER, C.R.; RITCHIE, J.R. B.; MCINTOSH; R.W. Turismo: Princípios, práticas e filosofias. [trad. Roberto Cataldo Costa]. 8.ed. Porto Alegre: Bookman, 2002.

ISMAIL, A. Hospedagem: front office e governança. Pioneira Thomson Learning, 2005.

HOSAKA, A. M. S. Unidades de conservação: Aspectos históricos e conceituais. In: PHILIPPI JR, A.; RUSCHMANN, D. V. M (Ed.). Gestão ambiental e sustentabilidade no turismo. Barueri: Manole, 2010. v. 9, p. 275-80.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Cartilha de Orientação Básica: pousada, 2010. Disponível em: <http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/programas_acoes/Arquivos/Cartilha_7__POUSADA.pdf >. Acesso em: 01 jan. 2020

MOURA, G; CYPRIANO, P. Estudo de viabilidade para concessão de serviços no Parque Nacional de Sete Cidades. ICMBio – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, 2009.

MARCONI, M. A; LAKATOS, E. V. Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

OLIVEIRA, A.P. Turismo e desenvolvimento: planejamento e organização. Atlas, 2000.

RAMOS, R.G.; LOPES, W.G.R. Proposta metodológica de avaliação qualitativa de corredores turísticos: considerações sobre o trecho da rodovia BR 343 entre Teresina e o litoral do Piauí, Brasil. Caderno Virtual de Turismo, v. 13, n. 1, 2013.

SCHAPER, M.R. Casa de Hóspedes da Universidade Federal de Ouro Preto: uma prática pedagógica para o ensino-aprendizagem para o curso de turismo. Dissertação de Mestrado Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019. 65f.

SOUZA, T.V.S.B. et al. Contribuições do Turismo em Unidades de Conservação Federais para a Economia Brasileira-Efeitos dos Gastos dos Visitantes em 2015. Brasília: ICMBio. 30p, 2018.

SILVINO, A.S.; Concessão de Parques Nacionais à iniciativa privada: é possível garantir preservação? Jornal Brasil de Fato | Fortaleza (CE) | 14 de janeiro de 2020. Disponível em: <https://www.brasildefato.com.br/2020/01/14/concessao-de-parques-nacionais-a-iniciativa-privada-e-possivel-garantir-preservacao?fbclid=IwAR1i1p2CwHj9tKmDra5zy57_HWX7aXtTMs-NGujPUWQtYgDz0pe8TWpy_7w>. Acesso em 28/09/2022.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. (2Ed.). Porto Alegre: Bookman. 2001.

ZANELLA, L.C.H. Metodologia de pesquisa. 2. ed. reimp. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC, 2013.

Downloads

Publicado

01.11.2022

Como Citar

BRAGA, Solano de Souza; OLIVEIRA , Sofia Araujo de; MELO, Rodrigo de Sousa; NASCIMENTO NETO, Waldemar Justo do; SANTOS , Mateus Rocha dos. Reflexões sobre a implantação de uma pousada-escola no Parque Nacional de Sete Cidades (PI). Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 15, n. 5, 2022. DOI: 10.34024/rbecotur.2022.v15.12891. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/12891. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2021-10-27
Aprovado 2022-08-08
Publicado 2022-11-01