Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO)

Authors

  • Raquel Gonçalves de Sousa
  • Mirley Luciene dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2010.v3.5896

Abstract

Os estudos na área da Percepção Ambiental despontam como ferramentas de grande importância para a elaboração de novas metodologias de Educação Ambiental (EA) e avaliação constante de trabalhos já implantados em Unidades de conservação. Frente a isso, o objetivo do trabalho foi inferir as diferentes posturas comportamentais dos usuários da Fazenda Santa Branca, em Teresópolis-GO, em relação ao ambiente natural e ao trabalho de educação ambiental realizado na fazenda, com base na aquisição e análise de informações de seu estado cognitivo. As concepções foram obtidas por meio de questionários e divididas em categorias como Antropocêntrica, Globalizante ou Naturalista (Reigota, 1991). O cruzamento das variáveis evidenciou que a concepção de meio ambiente independe dos grupos de usuários (X2= 4, 9, G.L.= 6, p= 1%), portanto não existe uma dependência entre ter uma concepção globalizante e ter participado das atividades de EA ou ser um funcionário, o que detecta falhas na abordagem ambiental. Foi detectado ainda que as concepções de meio ambiente independem da escolaridade (X2=7,6, G.L.=9, p=1%), o que sugere falhas também nos níveis formais de ensino. A Educação Ambiental em nível Não-Formal deve seguir algumas orientações básicas, com atenção na abordagem das temáticas ambientais buscando sempre uma visão crítica, capaz de despertar para concepções globalizantes.

Published

2010-10-08

How to Cite

DE SOUSA, Raquel Gonçalves; SANTOS, Mirley Luciene dos. Percepção ambiental dos usuários da Fazenda Santa Branca Ecoturismo (APA - Ribeirão João Leite), Teresópolis (GO). Brazilian Journal of Ecotourism, [S. l.], v. 3, n. 3, 2010. DOI: 10.34024/rbecotur.2010.v3.5896. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/5896. Acesso em: 5 dec. 2025.
Received 2010-02-28
Accepted 2010-05-17
Published 2010-10-08