Uma análise da inserção da sustentabilidade nos sistemas de crenças e de limites em empreendimentos hoteleiros em Bonito (MS)

  • Rachel Matos Rocha : Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Milton Augusto Pasquotto Mariani : Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Dyego de Oliveira Arruda Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, RJ
  • Luiz Miguel Renda dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
Palavras-chave: Sistema de crenças, Sistema de limites, Sustentabilidade Empresarial.

Resumo

A partir da atual necessidade de as organizações adotarem práticas sustentáveis como estratégias de vantagem competitiva, o objetivo deste estudo foi analisar como o TBL da sustentabilidade está inserido nos limites de crença e limites dos empreendimentos hoteleiros. A epistemologia desta pesquisa é construtivista, com abordagem qualitativa, pelo fato da relação da parceria entre sujeito e objeto a ser pesquisado, por meio da observação empírica. Utilizou-se os seguintes instrumentos de coleta de dados: a) documentos e b) entrevistas semiestruturadas. O principal instrumento de coleta de dados utilizado nesta pesquisa foram as entrevistas semiestruturadas. Através das entrevistas foi possível perceber que os três hotéis possuem muitas práticas de conservação dos recursos naturais e responsabilidade social. Após uma análise individual com cada constructo foi feita uma correlação, indicando que as sustentabilidades econômica e social estão fortemente presentes nas estratégias de sistemas de crenças e limites.

Biografia do Autor

Rachel Matos Rocha, : Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFMS

Milton Augusto Pasquotto Mariani, : Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do quadro permanente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Orienta nos programas de Mestrado e Doutorado acadêmicos em Administração, e no programa de Mestrado Profissional em Estudos Fronteiriços, ambos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Publicado
2019-08-19
Como Citar
Rocha, R. M., Mariani, M. A. P., Arruda, D. de O., & Santos, L. M. R. dos. (2019). Uma análise da inserção da sustentabilidade nos sistemas de crenças e de limites em empreendimentos hoteleiros em Bonito (MS). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 12(4). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2019.v12.6729