Indicadores ambientais aplicados ao turismo: um estudo na comunidade de Barra Grande, Cajueiro da Praia (PI)

Autores

  • Anderson Fontenele Vieira Universidade Federal do Piauí, Parnaíba, PI
  • Wilza Gomes Reis Lopes Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI
  • José Lopes Araújo Universidade Federal do Piauí, Teresina, PI

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2019.v12.6726

Palavras-chave:

Destino turístico, Delta do Parnaíba, Indicadores de sustentabilidade ambiental, Planejamento turístico.

Resumo

A comunidade de Barra Grande, destino turístico localizado no município de Cajueiro da Praia, Piauí, na Área de Proteção Ambiental (APA) do Delta do Parnaíba foi objeto de investigação deste estudo. Para tanto, estabeleceu-se como objetivo identificar impactos ambientais da falta de saneamento básico em Barra Grande, considerando indicadores de sustentabilidade ambiental referentes a captação da água, tratamento de dejetos e a coleta e destinação do lixo local. A metodologia adotada constou de pesquisa bibliográfica, documental e de campo, em que o levantamento dos dados qualitativos foi realizado por meio da aplicação de entrevistas semiestruturadas com três atores da gestão pública. Constatou-se que a realidade dos serviços de saneamento básico é bastante precária e que esta potencializa impactos ambientais que influenciam diretamente no desequilíbrio do sistema ambiental. Por fim, espera-se que os dados possam contribuir para o planejamento turístico, além de construir elementos para novas abordagens de pesquisa sobre a viabilidade e adesão de segmentos turísticos sustentáveis no contexto do estado do Piauí ou de outras regiões do Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.
Recorte de mapa do traçado rodoviário da porção norte do Piauí, com destaque para os cinco municípios do Polo Costa do Delta - Mapping of the road map of the northern portion of Piauí, highlighting the five municipalities of the Costa do Delta Polo.

Downloads

Publicado

16.04.2019

Como Citar

Vieira, A. F., Lopes, W. G. R., & Araújo, J. L. (2019). Indicadores ambientais aplicados ao turismo: um estudo na comunidade de Barra Grande, Cajueiro da Praia (PI). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 12(2). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2019.v12.6726

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2019-01-21
Aceito: 2019-04-16
Publicado: 2019-04-16