Análise da percepção da qualidade ambiental no destino turístico João Pessoa (PB)

Autores

  • Bruno Lima Machado Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2019.v12.6722

Palavras-chave:

Percepção, Qualidade Ambiental, Destino turístico, João Pessoa (PB), ECOSERV.

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo analisar a percepção da qualidade ambiental do destino turístico João Pessoa (PB) a partir do olhar do turista. Como metodologia foi utilizado uma pesquisa empírica, de cunho quantitativo (survey), contendo a caracterização sociodemográfica dos turistas e a dimensão Ecotangiblidade da escala ECOSERV de Khan (2003). Foram entrevistados 390 turistas que visitaram o destino. Para o tratamento dos dados foram utilizadas as análises descritivas e fatorial. Os resultados obtidos revelaram que a cidade de João Pessoa (PB), no campo do turismo, de fato possui vocação natural para trabalhar seus atrativos inseridos no meio ambiente. Itens como temperatura, qualidade do ar, qualidade da água e aspectos que geram qualidade de vida para os moradores da cidade foram as variáveis que obtiveram as maiores médias. Em contrapartida, os itens sobre informativos acerca da preservação ambiental, acesso às lixeiras e coleta de lixo adequada foram as variáveis que obtiveram as menores médias. E, de forma geral, os turistas avaliaram que a cidade possui uma qualidade ambiental satisfatória e acima da média total, de acordo com as sub-dimensões elencadas: “ambiental”, “infraestrutura” e “visual” da dimensão Ecotangibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Parte do litoral urbano da cidade de João Pessoa visto de cima - Part of the urban coastline of the city of João Pessoa seen from above.

Downloads

Publicado

13.04.2019

Como Citar

Machado, B. L. (2019). Análise da percepção da qualidade ambiental no destino turístico João Pessoa (PB). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 12(2). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2019.v12.6722

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2018-11-29
Aceito: 2019-04-13
Publicado: 2019-04-13