Turismo rural e recursos hídricos no município de Carazinho (RS): um estudo empírico identificando oportunidades e desafios

Autores

  • Ana Claudia Machado Padilha Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS
  • Juliana Birkan Azevedo Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
  • Milton Luiz Wittmann Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS
  • Leonardo Toledo Docena Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS
  • Paloma de Mattos Fagundes Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2015.v8.6426

Palavras-chave:

Turismo rural, Desenvolvimento regional, Recursos hídricos.

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa com o objetivo identificar oportunidades e estratégias para o desenvolvimento local e regional do turismo rural a partir da exploração dos recursos hídricos do município de Carazinho (RS). A pesquisa, a partir de entrevistas com produtores rurais e agentes públicos, identificou que as estratégias do desenvolvimento do turismo rural, não devem circundar a um único município, mas a uma região, devido à existência de estímulos regionais inter-relacionados e aos processos de integração dos recursos naturais que perpassam o ambiente socioespacial local. A pesquisa também analisou a existência de restrições ao desenvolvimento da atividade turística rural, especialmente devido a fatores culturais, necessidades de investimento e riscos inerentes à implementação de novas estratégias. Como conclusão, inferiu-se que o turismo rural é uma importante fonte alternativa de renda e desenvolvimento rural sustentável se contrapondo à dependência de pequenas propriedades rurais aos impactos climáticos na produção de produtos primários. Rural tourism and water resources in the municipality of Carazinho (RS, Brazil): an empirical study identifying opportunities and challenges ABSTRACT This paper is the result of a research to identify opportunities and strategies for local and regional development of rural tourism from the exploitation of water resources of the municipality of Carazinho (RS, Brazil). The research, from interviews with rural producers and government authorities, found that the strategies of the development of rural tourism should not surround a single municipality, but a whole region due to the existence of interrelated regional impulses and natural resources integration processes permeate local socio-spacial environment. The research also examined the existence of restrictions on the development of rural tourism, especially due to cultural factors, investment needs and risks inherent in the implementation of new strategies. In conclusion, it was inferred that rural tourism is an important alternative source of income and sustainable rural development as opposed to dependence on small farms to climate impacts in the production of primary products. KEYWORDS: Rural Tourism; Regional Development; Water Resources.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Machado Padilha, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1995), Especialização em Gestão Estratégica Empresarial pela Universidade de Passo Fundo (2001), Mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). É professora e pesquisadora da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo (RS).

Juliana Birkan Azevedo, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA UFSM). Carazinho (RS)

Milton Luiz Wittmann, Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, RS

Doutor em Administração - FEA/USP (1996). É professor Universitário em Administração desde 1981 com atuação na UNIJUÍ (1981-1992), na UFSM (1992-2014) com atuação na Graduação e Pós-Graduação, chefia de Departamento, coordenador de Mestrado interinstitucional em Administração UFSC-UFSM (1998-2000). Implantou o Mestrado Acadêmico em Administração em 2003, sendo seu primeiro Coordenador. Coordenou o curso de Pós-Graduação - nível Especialização - em Gestão Pública/EaD. Santa Cruz do Sul (RS)

Leonardo Toledo Docena, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, RS

É graduado em Administração de Empresas (FEAC-UPF), exerce suas atividades profissionais como Diretor de Marketing e Planejamento (Sócio-Proprietário) da Contato Comunicações LTDA (Carazinho-RS) e também como Gerente de Negócios no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul). Carazinho (RS).

Paloma de Mattos Fagundes, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS

Pssui graduação em Administração-Habilitação em Gestão de Negócios pela Universidade Potiguar (2003), MBA em Agronegócios pela Universidade de Passo Fundo (2005) e mestrado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Atuou como trainee na distribuidora da Cadbury Adams em Passo Fundo, realizou estágio docência na disciplina de Ciência, Tecnologia e Produção no curso de Engenharia de Produção e participou de alguns projetos de pesquisa na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, também participou de projeto de pesquisa em parceria com a Universidade Federal do Ceará. Atuou como professor assistente na disciplina de Empreendedorismo do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas de Informação da Faculdade de Tecnologia Senac Passo Fundo, além de participar de vários congressos e receber o prêmio de melhor artigo na área de Gestão integrada (qualidade, meio ambiente e social) do Congresso Internacional de Administração de Ponta Grossa, o prêmio foi a publicação do artigo em um livro. Tem experiência na área de Administração, Empreendedorismo, Marketing, Relações Internacionais, Agronegócios, Gestão Socioambiental e Carcinicultura. Atuou como professora no Curso de Administração da Universidade Potiguar em Natal/RN. Atuou como tutora em cursos de pós-graduação em EAD nas áreas de gestão de negócios na UFRGS. Cursou Doutorado em Agronegócios (2013) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul como bolsista Capes. No momento é professora Adjunta e Coordenadora do Curso de Administração Noturno da Universidade Federal de Santa Maria, campus Palmeira das Missões/RS. Também atua como professora no curso EAD em Administração Pública da Universidade Aberta do Brasil (UAB/UFSM). Palmeira das Missões (RS).

Downloads

Publicado

28.02.2015

Como Citar

Padilha, A. C. M., Azevedo, J. B., Wittmann, M. L., Docena, L. T., & Fagundes, P. de M. (2015). Turismo rural e recursos hídricos no município de Carazinho (RS): um estudo empírico identificando oportunidades e desafios. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 8(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2015.v8.6426
Recebido: 2014-10-22
Aceito: 2015-01-16
Publicado: 2015-02-28