Fatores que influenciam a intenção de compra de viagens de ecoturismo e turismo de aventura

Autores

  • Leandro Augusto Gouveia Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Mariana de Freitas Coelho Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG
  • Gisele de Araujo Pereira Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2014.v7.6405

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Ecoturismo, Turismo de Aventura, Processo Decisório.

Resumo

O crescimento do mercado turístico brasileiro e o interesse do consumidor pela prática de turismo de aventura e ecoturismo (BRASIL, 2012a) torna pertinente a investigação acerca do comportamento do turista como consumidor de produtos e serviços. Assim, conhecer as variáveis de influência sobre o comportamento de compra do turista é importante para que as empresas possam orientar suas ofertas para o mercado e qualificar seus produtos e serviços de acordo com os desejos e as necessidades do consumidor (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000). Para que seja possível entender o processo decisório de um serviço tão complexo quanto o turismo é preciso considerar os fatores internos e externos ao indivíduo que influenciam essas decisões (SWARBROOKE; HORNER, 2002). Para isso, este trabalho teve como objetivo identificar os principais fatores que influenciam a intenção de compra do turista de aventura e ecoturismo, fundamentando-se no modelo de Estímulo-Resposta do Comportamento do Consumidor de Middleton (1994). O trabalho utilizou-se de metodologia qualitativa e exploratória, entrevistando 10 indivíduos da cidade de Belo Horizonte que costumam efetuar viagens com propósitos de ecoturismo e turismo de aventura. De acordo com os resultados encontrados, os principais fatores que influenciam o comportamento de consumo desses turistas são: os grupos de referência, a imagem que o indivíduo tem de determinado destino e a possibilidade de contato com o meio ambiente. Além disso, o estudo apontou a preferência por viagens organizadas de maneira independente em detrimento das organizadas por agências, principalmente pelos consumidores mais jovens entrevistados, devido à importância aferida à liberdade e a flexibilidade durante esse tipo de viagem. Factors influencing intention to purchase ecotourism and adventure tourism trips ABSTRACT The growth of the Brazilian tourism market and the interest about adventure tourism and ecotourism practices from the consumer (BRASIL, 2012a) make pertinent an investigation about the tourism behavior as a products and services consumer. Therefore, knowing the variables of influence about the tourist buying behavior is important because companies can steer their offerings to market and qualify their products and services according to the desires and needs of consumers (ENGEL; BLACKWELL; MINIARD, 2000). To be able to understand the decision-making process of a service as complex as tourism is necessary to take into account internal and external factors to the individual that influence these decisions (SWARBROOKE; HORNER, 2002). To achieve this, this paper aimed at identifying the main factors that influence the purchase intention of the ecotourism and adventure tourists. The research is based on the Stimulus-Response of Consumer Behavior Model, proposed by Middleton (1994). The study used a qualitative and exploratory methodology, interviewing 10 individuals from the city of Belo Horizonte who usually make trips for purposes of ecotourism and adventure tourism. According to the results, the main factors that influence consumer behavior in adventure tourism and ecotourism are: reference groups, the image that the individual have of a certain destination, the interest in sports practices and contact with the environment. In addition, the study showed a preference for independent travel rather than trips organized by agencies, especially by younger consumers surveyed, due to the importance they give for freedom and flexibility for this kind of trip. KEYWORDS: Consumer Behavior; Ecotourism; Adventure Tourism; Decision-making Process.

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Biografia do Autor

Leandro Augusto Gouveia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Graduado em Administração Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG Faculdade de Ciências Econômicas - FACE

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Professora adjunta IV da Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG Faculdade de Ciências Econômicas - FACE Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - CEPEAD

Mariana de Freitas Coelho, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Doutoranda em Administração - Linha de Pesquisa Marketing Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG Faculdade de Ciências Econômicas - FACE Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - CEPEAD

Gisele de Araujo Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG

Mestranda em Administração - Linha de Pesquisa Marketing Universidade Federal do Estado de Minas Gerais - UFMG Faculdade de Ciências Econômicas - FACE Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - CEPEAD

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Publicado

27.08.2014

Como Citar

Gouveia, L. A., Gosling, M., Coelho, M. de F., & Pereira, G. de A. (2014). Fatores que influenciam a intenção de compra de viagens de ecoturismo e turismo de aventura. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 7(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2014.v7.6405
Recebido: 2014-02-25
Aceito: 2014-07-03
Publicado: 2014-08-27