Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE)

Autores

  • Fabrício Silva Barbosa Instituto Federal Farroupilha, São Borja, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2014.v7.6402

Palavras-chave:

Canais de Distribuição, Marketing, Hotelaria, Fortaleza.

Resumo

Os canais de distribuição adquiriram uma importante função dentro do mix de marketing, pois contribuem de forma significativa na competitividade das empresas no mercado, em especial do segmento hoteleiro. Os canais eletrônicos de distribuição aparecem como grandes ferramentais disponíveis que facilitam a distribuição dos serviços prestados pelos hotéis ao consumidor final. É importante salientar que o aumento significativo da utilização de canais de marketing na hotelaria impõe um grande desafio aos empresários do segmento. Há a necessidade de se adaptar a uma ferramenta de negócios que em alguns momentos contribuem e em outros momentos competem com os próprios empreendimentos. Esta investigação teve como objetivo analisar os canais de distribuição utilizados por um hotel de pequeno porte localizado na cidade de Fortaleza/CE. De caráter qualitativo e exploratório, o método empregado foi o estudo de caso, que teve como objeto de estudo o Hotel Casa de Praia. Os resultados da pesquisa ratificam a predominância de canais de distribuição eletrônicos como principais ferramentas de distribuição do empreendimento estudado. A pesquisa evidencia a consolidação da distribuição eletrônica como umas das principais ferramentas de negócios utilizadas atualmente pelo setor hoteleiro. Distribution channels in hotel industry: a case study on Beach House Hotel Fortaleza (CE, Brazil) ABSTRACT Distribution channels play an important role in the marketing mix, as they make a significant contribution to the competitiveness of companies in the market, particularly in the hotel sector. Electronic distribution channels are important tools that facilitate the distribution of services provided by hotels, to the final customer. It is noteworthy that the significant increase in the use of marketing channels in hotel industry poses a great challenge to business segment. There is a need to adapt to a business tool that has occasionally contribute and at other times compete with the developments themselves. This qualitative, exploratory study analyzes the distribution channels used by a small hotel. It uses the case study method, taking as its object of study the Hotel Casa de Praia. The research results show that for the business studied, electronic distribution channels are very important tools. The research evidences the consolidation of electronic distribution as one of the main business tools currently used by the hotel sector. KEYWORDS: Distribution Channels; Marketing; Hotel Management; Fortaleza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Silva Barbosa, Instituto Federal Farroupilha, São Borja, RS

FABRÍCIO SILVA BARBOSA Possui graduação em direito e graduação em Turismo. Especialização em gerência de marketing e negócios. Mestrado em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (2010). Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, Eventos, Marketing e Serviços. Atualmente é Docente do Instituto Federal Farroupilha – Campus São Borja.

Downloads

Publicado

27.08.2014

Como Citar

Barbosa, F. S. (2014). Distribuição eletrônica na hotelaria: um estudo de caso do Hotel Casa de Praia, Fortaleza (CE). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 7(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2014.v7.6402
Recebido: 2014-01-31
Aceito: 2014-06-05
Publicado: 2014-08-27

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)