Parques da Copa do Ceará: uma proposta de gestão de roteiros de ecoturismo para o desenvolvimento regional

Autores

  • Hermógenes Henrique Oliveira Nascimento Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Fortaleza, CE

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6369

Palavras-chave:

Gestão, Roteirização, Unidades de Conservação, Ecoturismo, Parques da Copa.

Resumo

O presente trabalho é uma proposta de gestão de roteiros integrados de ecoturismo que visa o desenvolvimento socioambiental do Estado do Ceará. Nesse sentido, o objetivo central é estruturar um rol de serviços integrados que viabilize a implantação e consolidação de roteiros em 06 (seis) Unidades de Conservação estaduais para serem os Parques da Copa. Para tanto, adotou-se uma metodologia de governança participativa tanto na fase analítica quanto na propositiva, com as oficinas técnicas e de capacitação. Observa-se, parcialmente, pelos cenários já obtidos que há aceitação e comprometimento de órgãos públicos, empresa privadas e comunidades do entorno para que se avance nos trabalhos e que tornem as Unidades de Conservação um verdadeiro equipamento de uso público e de preservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hermógenes Henrique Oliveira Nascimento, Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente, Fortaleza, CE

Sou Gestor Ambiental da Coordenadoria de Biodiversidade do CONPAM. Áreas: Ecoturismo, Unidades de Conservação e Gestão Ambiental.

Downloads

Publicado

07.11.2013

Como Citar

Oliveira Nascimento, H. H. (2013). Parques da Copa do Ceará: uma proposta de gestão de roteiros de ecoturismo para o desenvolvimento regional. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(4). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6369

Edição

Seção

Anais do Congresso Nacional de Ecoturismo - Artigos Completos
Recebido: 2013-07-28
Aceito: 2013-09-01
Publicado: 2013-11-07