O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA)

Autores

  • Rozuila Neves Lima Universidade Federal do Maranhão, São Luis, MA
  • Rosélis Barbosa Camara Universidade Federal do Maranhão, São Luis, MA
  • Fernando Campelo Pãozinho SEBRAE, São Luis, MA

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6360

Palavras-chave:

Geoturismo, Geopatrimônio, Geoconservação, Parque Nacional da Chapada das Mesas.

Resumo

Diante dos segmentos do turismo surge algo inovador e que valoriza os aspectos geológicos e as formações do relevo em geral, unindo a contemplação dos monumentos naturais à busca de conhecimento. Esta forma de agregar valor turístico ao patrimônio geológico denomina-se Geoturismo. O real sentido da prática do geoturismo, compõe-se em atividades de educação, geoconservação e interpretação de geossítios, trabalhando roteiros guiados que instigue a conscientização de não degradar as formações e monumentos originários das ações do tempo e do relevo. Neste contexto,o objetivo geral da presente pesquisa é desenvolver um estudo acerca da viabilidade de desenvolvimento de práticas geoturísticas no entorno do Parque Nacional da Chapada das Mesas, mais especificamente no Complexo de Pedra Caída em Carolina – MA. Metodologicamente, esta é uma investigação exploratória e descritiva, que utiliza procedimentos bibliográficos, de campo e documental. O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi o universo pesquisado, a amostra delimitou-se ao Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA). Após aplicados os recursos sistemáticos da pesquisa, conclui-se que existe a viabilidade de práticas do geoturismo no Complexo de Pedra Caída.

Biografia do Autor

  • Rozuila Neves Lima, Universidade Federal do Maranhão, São Luis, MA
    Doutorado e Mestrado pela UNESP-SP, Grupo de Estudo registrado no CNPQ 'Gestão, Marketing e Sustentabilidade no Turismo. Lotada no Departamento de turismo e Hotelaria.
  • Rosélis Barbosa Camara, Universidade Federal do Maranhão, São Luis, MA
    DEPARTAMENTO DE TURISMO E HOTELARIA. MINISTRA A DISCIPLINA DE TURISMO E MEIO AMBIENTE. LÍDER DO GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA TURISMO E MEIO AMBIENTE. DOUTORADO, PELA UNESP-ARARAQUARA, EM LINGUISTICA E LINGUA PORTUGUESA. ÁREA DA ANÁLISE DO DISCURSO.
  • Fernando Campelo Pãozinho, SEBRAE, São Luis, MA
    BACHAREL EM TURISMO.

Downloads

Publicado

07.11.2013

Edição

Seção

Anais do Congresso Nacional de Ecoturismo - Artigos Completos

Como Citar

LIMA, Rozuila Neves; CAMARA, Rosélis Barbosa; PÃOZINHO, Fernando Campelo. O geoturismo como segmento diferencial para o polo turístico da Chapada das Mesas: estudo de viabilidade de práticas geoturísticas no Complexo de Pedra Caída em Carolina (MA). Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 6, n. 4, 2013. DOI: 10.34024/rbecotur.2013.v6.6360. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6360. Acesso em: 5 dez. 2025.
Recebido 2013-06-30
Aprovado 2013-09-01
Publicado 2013-11-07