Contribuições da Educação Ambiental para o turismo em Bragança (PA)(Amazônia Atlântica): uma perspectiva participativa

Autores

  • Glauce Vitor da Silva Universidade do Estado do Pará, Belém, PA
  • Altem Nascimento Pontes Universidade do Estado do Pará, Belém, PA
  • Alexandre Macedo Pereira Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS
  • Aline Maria Meiguins de Lima Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6338

Resumo

O turismo envolve investimentos em programas, projetos e produtos, além de diversos atores e segmentos da sociedade. Estes apresentam dinâmicas de interesses e benefícios diferentes, dependendo dos envolvidos (governo, comunidades, áreas protegidas, setor privado). Essa divergência ou convergência de interesses fomenta discussões O turismo envolve investimentos em programas, projetos e produtos, além de diversos atores e segmentos da sociedade. Tais investimentos apresentam dinâmicas de interesses e benefícios diferentes, dependendo dos envolvidos (governo, comunidades, áreas protegidas, setor privado). Essa divergência ou convergência de interesses fomenta discussões sobre os reflexos da atividade em relação aos recursos naturais. Um exemplo disso é o turismo da zona costeira que contém ambientes vulneráveis às ações antrópicas. Neste estudo, avaliou-se o município de Bragança (polo turístico Amazônia Atlântica, litoral nordeste do Pará), que apresenta como principal atrativo para a atividade turística o seu patrimônio cultural e paisagístico. A partir disso, foi proposta a discussão da relação entre as práticas de turismo desenvolvidas no município de Bragança e a demanda por ações de educação ambiental como um instrumento de construção de uma gestão participativa do turismo local. A pesquisa buscou identificar no município as variáveis de maior significado para uma análise das consequências sociais e ambientais da atividade de turismo, como as suas forças motoras, onde ocorre a maior pressão, as situações decorrentes, os impactos socioambientais gerados e as respostas possíveis de intervenção. Nesta abordagem, focalizou-se o papel da educação ambiental como instrumento de gestão social. Os resultados mostraram que a região sofre com elementos potenciais de pressão, principalmente pela necessidade de expandir a atividade de turismo em função da demanda por geração de emprego e renda. Logo, a educação ambiental deveria atuar como instrumento de articulação e mobilização para ampliar as discussões acerca das consequências dessas ações no município e sobre os sistemas naturais, incentivando o diálogo entre os atores envolvidos e fomentando a agregação de valor ao patrimônio existente, em favor de sua preservação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauce Vitor da Silva, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Bacharela em Turismo pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa em Ciências Ambientais (UEPA)

Altem Nascimento Pontes, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Doutor em Ciências, Professor Associado II da Universidade Federal do Pará e Professor Adjunto I da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Coordenador do grupo de pesquisa Ciências e Tecnologias Aplicadas à Educação, Saúde e Meio Ambiente (UEPA), o grupo de Modelagem Ambiental e Ecológica Aplicada ao Ambiente Amazônico (UFPA) e o grupo de Ciências Ambientais (UEPA). E coordenador do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu - Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais (UEPA)

Alexandre Macedo Pereira, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, RS

Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Mestre em Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Educação Ambiental pelo Programa de Pós graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Aline Maria Meiguins de Lima, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Doutora em Desenvolvimento Socioambiental, Professora da Universidade Federal do Pará, curso de Pós Graduação em Ciências Ambientais/Instituto de Geociências. Membro dos grupos de pesquisa de Ciências Ambientais (UEPA) e de Estudos e Modelagem hidroambientais (UFPA).

Downloads

Publicado

31.08.2013

Como Citar

Silva, G. V. da, Pontes, A. N., Pereira, A. M., & Lima, A. M. M. de. (2013). Contribuições da Educação Ambiental para o turismo em Bragança (PA)(Amazônia Atlântica): uma perspectiva participativa. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6338
Recebido: 2013-02-04
Aceito: 2013-05-14
Publicado: 2013-08-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)