Reflexões acerca da sustentabilidade no âmbito da gestão de empreendimentos hoteleiros

Autores

  • Maria Claudia Mancuelho Malta Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Milton Augusto Pasquotto Mariani Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
  • Dyego de Oliveira Arruda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6330

Resumo

O ambiente, a sociedade e a cultura são ativos para o desenvolvimento da atividade turística, onde os vários agentes que compõem o trade turístico das localidades – dentre eles, os empreendimentos hoteleiros – não podem se furtar a essas questões. Sendo assim, este trabalho propõe-se a analisar as práticas de sustentabilidade na gestão de empreendimentos hoteleiros sediados na cidade de Campo Grande (MS). Para tanto, foi proposta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, em forma de estudo de caso, com entrevistas semiestruturadas aos gerentes de seis hotéis do território em análise. Constatou-se que a sustentabilidade nos hotéis investigados encontra-se em estado inicial, sobretudo por conta da falta de informações acerca de seus aspectos constitutivos. Ademais, os maiores níveis de ações sustentáveis são evidenciados em hotéis pertencentes a grandes redes. Logo, sugere-se o acirramento da difusão do conceito; bem como o efetivo incentivo para sua implantação como método de gestão organizacional – contribuindo no estímulo ao estabelecimento de relações harmoniosas entre as diversas atividades econômicas, o ambiente, a cultura e as especificidades socioespaciais dos territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Claudia Mancuelho Malta, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É mestre em Administração pela mesma instituição.

Milton Augusto Pasquotto Mariani, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) nos Programas de Mestrado em Administração e Estudos Fronteiriços.

Dyego de Oliveira Arruda, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). É mestrando em Administração pela mesma instituição e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Downloads

Publicado

31.05.2013

Como Citar

Malta, M. C. M., Mariani, M. A. P., & Arruda, D. de O. (2013). Reflexões acerca da sustentabilidade no âmbito da gestão de empreendimentos hoteleiros. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(2). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6330

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-12-13
Aceito: 2013-04-12
Publicado: 2013-05-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)