Contribuição do ecoturismo e educação ambiental em um balneário localizado no município de Nobres (MT)

Autores

  • Maysa Teodoro Lemes Universidade Estadual de Mato Grosso, Tangará da Serra, MT
  • Josué Ribeiro Nunes Universidade Estadual de Mato Grosso, Tangará da Serra, MT
  • Paula Alexandra Nunes Centro de Ensino de Jovens e Adultos Antonio Casagrande, Tangará da Serra, MT
  • Simone Santos Oliveira Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra, MT

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2014.v7.6317

Palavras-chave:

Turismo, Ambiente, Áreas Naturais.

Resumo

O ecoturismo surge como uma nova tendência de turismo alternativo que visa conciliar lazer com o mínimo de impactos na natureza. Neste contexto, o ecoturismo vem se mostrando um segmento que apresenta grande crescimento dentro da área de turismo, pois está relacionado com a renda que é gerada e pelo aumento de ecoturistas que buscam o equilíbrio do homem com a natureza. A educação ambiental entra como uma aliada nas práticas do ecoturismo, contribuindo para a formação de pessoas conscientes de seus atos com a natureza. O objetivo deste trabalho foi analisar como o Ecoturismo e a Educação Ambiental contribuem na prática do turismo, em áreas naturais, usando como objeto de estudo um balneário, localizado a 140 km da capital Cuiabá, situado a 14°42’10.7’’S e 05°21’54.2’’O região centro-oeste. Para a obtenção de dados, foram aplicados questionários aos turistas, proprietários e funcionários, além de verificar quais atividades ecoturísticas estão sendo realizadas no balneário. Os resultados demonstraram que o balneário possui como atividades, filmagens da paisagem, caminhadas em trilha de chão batido e atividades de bóia cross, realizadas até 2011. Em relação aos resultados obtidos com as entrevistas aos turistas, observou-se que os mesmos possuem informações a respeito do ecoturismo, meio ambiente e educação ambiental, porém é preciso que seja implementado no balneário, um planejamento ambiental que melhore o envolvimento dos turistas com o meio ambiente, fazendo com que as práticas ecoturísticas sejam respeitadas e contribuam para o desenvolvimento sustentável do local. Para os proprietários e funcionários, observou-se que há pouco conhecimento sobre as questões ambientais e o ecoturismo. Enfim, nesta pesquisa percebeu-se que ainda que a atividade desenvolvida seja chamada de ecoturismo, não guarda relação com a mesma, pois não é trabalhada a questão da conservação ambiental e do desenvolvimento econômico local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maysa Teodoro Lemes, Universidade Estadual de Mato Grosso, Tangará da Serra, MT

Estudante de Ciências Biológicas

Josué Ribeiro Nunes, Universidade Estadual de Mato Grosso, Tangará da Serra, MT

Técnico em Turismo (IFMT), Graduado em Ciências Biológicas (UFMT), Mestre em Ecologia (UFMT), Doutor em Ecologia (UFSCar), Professor Adjunto de Ciências Biológicas (UNEMAT campus Tangará da Serra - MT).

Paula Alexandra Nunes, Centro de Ensino de Jovens e Adultos Antonio Casagrande, Tangará da Serra, MT

Centro de Ensino de Jovens e Adultos, Antonio Casagrande, Tangará da Serra, MT

Simone Santos Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso, Tangará da Serra, MT

Mestranda em Genética e Melhoramento de Plantas/Universidade do Estado de Mato Grosso/Campus de Tangará da Serra

Downloads

Publicado

28.02.2014

Como Citar

Lemes, M. T., Nunes, J. R., Nunes, P. A., & Oliveira, S. S. (2014). Contribuição do ecoturismo e educação ambiental em um balneário localizado no município de Nobres (MT). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 7(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2014.v7.6317
Recebido: 2012-10-31
Aceito: 2014-01-25
Publicado: 2014-02-28