Educação ambiental na visão ecoturística: turismo, percepção ambiental e desenvolvimento no município de Rio das Ostras (RJ)

Autores

  • Bruna Cirino Carvalho Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
  • Vivian Castilho da Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6277

Resumo

O Turismo se releva como uma atividade de um intenso consumo da paisagem, transformador e modificador dos espaços, principalmente das áreas naturais que hoje se tornou o foco para a prática turística. Neste contexto, a inserção da educação ambiental nas atividades ecoturísticas, preocupa-se em integrar os diferentes sujeitos envolvidos nestas atividades. Essa pesquisa tem como objetivo analisar as relações entre o ecoturismo e a educação ambiental, além de identificar suas possibilidades e potencialidades na conservação da natureza, tendo como área de estudo o município de Rio das Ostras (RJ). Assim analisam-se as atividades de ecoturismo na cidade com a orientação da Educação Ambiental (EA), que conduz as praticas de maneira eficaz com ações e estratégias, que além de desenvolver uma percepção em todos os sujeitos envolvidos, precisa ressaltar e orientar propostas de conscientização tendo como principal objetivo divulgar aos visitantes atividades que orientem formas de uso e preservação da natureza. No caso do município de Rio das Ostras, a área analisada foi o Parque dos Pássaros, que é uma Unidade de Conservação do tipo Integral, e se organiza de forma orientada pelo ecoturismo, além de abrigar o Núcleo de EA da cidade. A ideia destas atividades é fazer com que a comunidade local perceba a importância da preservação do meio ambiente, para que posteriormente consiga passar aos visitantes e turistas os princípios básicos da EA, além de ser uma forma de conservação do produto turístico do município. Destacando assim a Educação Ambiental, como ferramenta de envolvimento socioambiental e de construção de uma percepção para a preservação do meio ambiente, onde a inclusão das comunidades locais assume importante papel para o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31.01.2013

Como Citar

Carvalho, B. C., & Costa, V. C. da. (2013). Educação ambiental na visão ecoturística: turismo, percepção ambiental e desenvolvimento no município de Rio das Ostras (RJ). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6277
Recebido: 2012-07-01
Aceito: 2012-11-20
Publicado: 2013-01-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>