Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural

Autores

  • Mayara Roberta Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Marcelo Antonio Conterato Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6255

Resumo

Este ensaio, de caráter analítico-descritivo, lança algumas questões sobre o contexto das ruralidades utilizando-se da contribuição do enfoque da ação coletiva na construção do desenvolvimento rural através do turismo rural. Debatendo sobre isso, o objetivo foi tratar sobre as significações que compõem as novas ruralidades na consolidação do turismo como estratégia de desenvolvimento rural. Em um segundo momento, evidenciam-se as colaborações da ação coletiva para a compreensão dos processos que envolvem as ações dos atores sociais, Estado e mediadores através dos arranjos institucionais voltados para o turismo, sobretudo, na formação de roteiros turísticos na agricultura familiar. Assim, os desafios perante os novos sentidos, usos e significados do rural na abertura das propriedades rurais à recepção de turistas diante do contexto de tradições versus modernidades, que marcam as novas dinâmicas da ruralidade. Essa articulação se faz necessária, como forma de incentivar a investigação que reforce aspectos aos tipos de desenvolvimento rural que são almejados pelos atuantes no processo, bem como das características que agregam valor nas atividades de produção agrícola, nas relações sociais e culturais por meio do turismo rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayara Roberta Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Marcelo Antonio Conterato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Formado em Geografia, Mestre e Doutor em Desenvolvimento Rural Temas: agricultura familiar, diversidade e heterogeneidade no meio rural, atividades não agrícolas, enfoque territorial, desigualdades regionais.

Downloads

Publicado

31.01.2013

Como Citar

Martins, M. R., & Conterato, M. A. (2013). Ruralidades e ação coletiva através do turismo: construindo o desenvolvimento rural. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6255
Recebido: 2012-06-30
Aceito: 2012-12-10
Publicado: 2013-01-31