Apontamentos históricos sobre o Turismo Social

Autores

  • Bernardo Lazary Cheibub Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2012.v5.6250

Resumo

Este artigo é fruto de uma investigação em andamento, desde 2011, acerca da origem, constituição e implementação da ideia de turismo social no Serviço Social do Comércio (Sesc), examinando as circunstâncias em que o lazer e o turismo tornam-se relevantes nas suas políticas. Procuramos entender as metamorfoses e readequações que nortearam as ações da Instituição, e como as modificações no conceito de turismo social no Brasil e no mundo vêm dialogando com suas diretrizes, posturas e intenções. Mapeamos e analisamos a produção acadêmica, sobretudo brasileira, que de forma central ou tangencial, abordou a temática. Foram realizadas quatro entrevistas, com profissionais responsáveis pelos setores de pesquisa e documentação das administrações regionais do Sesc do Rio de Janeiro e de São Paulo – duas regionais atuantes e “atentas” às ideias e mudanças envolvendo o turismo social no mundo e representativas na história do turismo social no país – e com profissionais do setor de Turismo Social do Departamento Nacional, que compõem uma equipe responsável pelas diretrizes nacionais do Sesc. Foram feitas algumas visitas à Biblioteca do Sesc Nacional, um dos poucos lugares que congrega documentos importantes relacionados à história do Turismo Social na Instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bernardo Lazary Cheibub, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Doutorando em História, Política e Bens Culturais (Cpdoc/FGV); Mestre em Lazer (UFMG, 2009); Especialista em Jogos Cooperativos (Unimont-SP, 2006); Especialista em Lazer (Senac-SP, 2005); Bacharel em Turismo (Unipli, 2003). Professor do Departamento de Turismo da UFF; pesquisador dos grupos de pesquisa Turismo, Meio Ambiente Urbano e Inclusão Social (TURis) / UFF & Turismo e Cultura (T-cult), que juntamente com o Laboratório de Turismo e Antropologia, integra o Núcleo de Estudos Socioculturais do Turismo / UFF. Áreas de investigação e/ou interesse: Estudos do Lazer; Relações teórico/empíricas entre Lazer, Turismo e Consumo; Fundamentos da Animação Cultural; Sócio-antropologia da Hospitalidade; Turismo Social; Teorias Contemporâneas da Mobilidade; e Experiência Turística, Mediação e Cidadania.

Downloads

Publicado

27.09.2012

Como Citar

Cheibub, B. L. (2012). Apontamentos históricos sobre o Turismo Social. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 5(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2012.v5.6250
Recebido: 2012-06-30
Aceito: 2012-08-17
Publicado: 2012-09-27