Potenciais atrativos de comunidades tradicionais: turismo comunitário em Barbados, Guaraqueçaba (PR)

Autores

  • Gabriel Chagas Teodózio Prudêncio Coutinho Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Carlos Alberto Cioce Sampaio Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR
  • Lígia de Paula Rodrigues Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6249

Palavras-chave:

Turismo de Base Comunitária, Desenvolvimento, Planejamento Participativo, Comunidades Tradicionais Caiçaras.

Resumo

A comunidade tradicional caiçara de Barbados está inserida no interior no Parque Nacional de Superagui (ParNa Superagui), Unidade de Conservação (UC) de proteção integral que não permite residência de pessoas no seu interior, problemática esta que gerou conflitos históricos com os caiçaras. Em complexo contexto de tradicionalidades e conflitos, busca-se identificar e ao mesmo tempo analisar potenciais atrativos para o turismo comunitário em Barbados por meio da percepção dos imbricamentos da cultura tradicional na perspectiva dos moradores, adotando metodologia de pesquisa-ação e grupos de foco. Obteve-se como principais resultados: praticas tradicionais são importantes para conservação dos modos de vida caiçaras, produção e conhecimento local, portanto para o turismo comunitário; existência de restrições para manutenção destes modos de sobrevivência que, por sua vez, são atrativos do turismo comunitário e; possibilidade de cogestão sobre a perspectiva do desenvolvimento e meio ambiente. O Turismo comunitário pode aproximar comunidade e ParNa Superagui por ser perspectiva comum, e, se bem planejado, pode ser atividade estratégica para amenizar processo de êxodo migratório de caiçaras para centros urbanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Chagas Teodózio Prudêncio Coutinho, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná. Articulador Cultural no Projeto Casa de Cultura Caiçara- Litoral norte do Paraná.

Carlos Alberto Cioce Sampaio, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Professor do Departamento de Turismo e do Programa de Pós-Graduação (PPG) em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do PPG em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Membro da Comissão de Área Ciências Ambientais da CAPES. Pesquisador CNPq.

Lígia de Paula Rodrigues, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Paraná. Articuladora Cultural no Projeto Casa de Cultura Caiçara- Litoral norte do Paraná.

Downloads

Publicado

30.11.2013

Como Citar

Coutinho, G. C. T. P., Sampaio, C. A. C., & Rodrigues, L. de P. (2013). Potenciais atrativos de comunidades tradicionais: turismo comunitário em Barbados, Guaraqueçaba (PR). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(5). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6249
Recebido: 2012-06-30
Aceito: 2013-09-20
Publicado: 2013-11-30