Cultura e turismo no espaço rural: limites e possibilidades

Autores

  • Clediane Nascimento Santos Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Presidente Prudente, SP
  • Rosângela Custódio Cortez Thomaz Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Rosana, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6248

Palavras-chave:

Assentamentos Rurais, Manifestações Culturais, Turismo no Espaço Rural.

Resumo

Este artigo tem o propósito de estudar o turismo e a cultura do espaço rural do município de Rosana (SP), localizada região do Pontal do Paranapanema. Consiste em considerar a cultura importante para o desenvolvimento social e econômico das comunidades envolvidas. Por meio de pesquisa qualitativa, de caráter descritivo e empírico, com estudo da literatura pertinente e mediante o uso de entrevistas semi-estruturadas, com roteiro elaborado previamente e com questões em aberto, pois este tipo de entrevista possibilita mais flexibilidade à pesquisadora em inserir alguma questão sobre algum aspecto importante surgida no ato da entrevista, e que não tenha sido contemplada no roteiro. Os principias resultados obtidos até o presente momento foram as festividades identificadas nos assentamentos: Folias de Reis, festa de Aniversário da Gleba XV de Novembro, festa da Mandioca, Roda de Viola e as festas dos padroeiros, como Nossa Senhora Aparecida, Sagrado Coração de Jesus, Santa Luzia e São Francisco de Assis, e a agenda cultural de 2009, 2010 e 2012.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clediane Nascimento Santos, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Presidente Prudente, SP

Mestranda no Programa de Pós Graduação da UNESP - Campus de Presidente Prudente (2011- 2013). É bacharel em Turismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Campus de Rosana. É membra do Grupo de Pesquisa de Turismo no Espaço Rural -GEPTER. Desenvolveu trabalhos voluntários como professora no Projeto de Pesquisa e Extensão do Cursinho Pré Vestibular da Unesp de Rosana conveniado a Proex. Realizou estágio como monitora no Museu de Memória Regional da cidade de Rosana e na aréa de Meios de Hospedagem na Bahia. Atuou como consultora de viagens na Flytour e Maringa Turismo.

Rosângela Custódio Cortez Thomaz, Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Rosana, SP

Possui licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1987), bacharelado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo - USP (1995), doutorado em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (2002) e Pós-Doutorado em Turismo pela Universidade de Santiago de Compostela, USC, Espanha (2005). Atualmente é professor assistente doutor do Curso de graduação em Turismo (Campus de Rosana) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (Campus de Presidente Prudente) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de geografia, arqueologia e Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia do turismo, turismo arqueológico, turismo rural, desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

11/30/2013

Como Citar

Santos, C. N., & Thomaz, R. C. C. (2013). Cultura e turismo no espaço rural: limites e possibilidades. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(5). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6248
Recebido: 2012-06-30
Aceito: 2013-09-20
Publicado: 2013-11-30

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)