A segurança como elemento da hospitalidade: a presença das Unidades de Polícia Pacificadora como elemento facilitador do desenvolvimento do turismo nas favelas do Rio de Janeiro (RJ)

Autores

  • Manoela Carrillo Valduga Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Reginaldo Lima de Moura Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6229

Resumo

O presente artigo versa acerca da temática do desenvolvimento do Turismo em Favelas a partir da análise das relações de hospitalidade configuradas após a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas comunidades Dona Marta, Chapéu-Mangueira, Pavão-Pavãozinho-Cantagalo e Tabajaras – Cabritos, todas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa é identificar, a partir do olhar da mídia, a influência da hospitalidade doméstica, comercial e pública na conformação da favela como destino turístico. Como procedimento metodológico, optou-se pela busca de informações na mídia impressa diversa em reportagens que abordassem a temática do Turismo em favelas. Como resultado preliminar, infere-se que a prática da hospitalidade nas três categorias abordadas encontra espaço na tessitura social após implementação das UPPs e constitui papel fundamental para o desenvolvimento da favela turística. Desta forma, é importante pensar quais são as ações públicas que os gestores estão desenvolvendo para tornar a favela um produto turístico e, ainda, se as comunidades estudadas estão preparadas para receber futuros fluxos turísticos.

Biografia do Autor

  • Manoela Carrillo Valduga, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
    Departamento de Turismo.
  • Reginaldo Lima de Moura, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ
    Pós-Graduando em Docência Universitária

Downloads

Publicado

16.08.2013

Como Citar

VALDUGA, Manoela Carrillo; MOURA, Reginaldo Lima de. A segurança como elemento da hospitalidade: a presença das Unidades de Polícia Pacificadora como elemento facilitador do desenvolvimento do turismo nas favelas do Rio de Janeiro (RJ). Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 6, n. 3, 2013. DOI: 10.34024/rbecotur.2013.v6.6229. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6229. Acesso em: 12 jul. 2025.
Recibido 2012-06-30
Aprovado 2013-06-12
Publicado 2013-08-16