A segurança como elemento da hospitalidade: a presença das Unidades de Polícia Pacificadora como elemento facilitador do desenvolvimento do turismo nas favelas do Rio de Janeiro (RJ)

Autores

  • Manoela Carrillo Valduga Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ
  • Reginaldo Lima de Moura Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6229

Resumo

O presente artigo versa acerca da temática do desenvolvimento do Turismo em Favelas a partir da análise das relações de hospitalidade configuradas após a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) nas comunidades Dona Marta, Chapéu-Mangueira, Pavão-Pavãozinho-Cantagalo e Tabajaras – Cabritos, todas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. O objetivo da pesquisa é identificar, a partir do olhar da mídia, a influência da hospitalidade doméstica, comercial e pública na conformação da favela como destino turístico. Como procedimento metodológico, optou-se pela busca de informações na mídia impressa diversa em reportagens que abordassem a temática do Turismo em favelas. Como resultado preliminar, infere-se que a prática da hospitalidade nas três categorias abordadas encontra espaço na tessitura social após implementação das UPPs e constitui papel fundamental para o desenvolvimento da favela turística. Desta forma, é importante pensar quais são as ações públicas que os gestores estão desenvolvendo para tornar a favela um produto turístico e, ainda, se as comunidades estudadas estão preparadas para receber futuros fluxos turísticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoela Carrillo Valduga, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Departamento de Turismo.

Reginaldo Lima de Moura, Universidade Cândido Mendes, Rio de Janeiro, RJ

Pós-Graduando em Docência Universitária

Downloads

Publicado

16.08.2013

Como Citar

Valduga, M. C., & Moura, R. L. de. (2013). A segurança como elemento da hospitalidade: a presença das Unidades de Polícia Pacificadora como elemento facilitador do desenvolvimento do turismo nas favelas do Rio de Janeiro (RJ). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6229
Recebido: 2012-06-30
Aceito: 2013-06-12
Publicado: 2013-08-16