Turismo de Base Comunitária (TBC): elementos chaves para aferir seu desempenho na perspectiva da sustentabilidade

Autores

  • Nathália Hallack Fabrino Centro de Desenvolvimento Sustentável Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Helena Araújo Costa Departamento de Administração Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Elimar Pinheiro do Nascimento Centro de Desenvolvimento Sustentável Universidade de Brasília, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2012.v5.6224

Resumo

O turismo de base comunitária (TBC) representa uma proposta de desenvolvimento apoiada na conservação ambiental, na valorização da identidade cultural e na geração de benefícios diretos para as comunidades receptoras. O presente trabalho, por sua vez, tem como objetivo realizar uma revisão do arcabouço teórico do TBC para, então, identificar os elementos chaves de sua conceituação. A partir da compilação conceitual realizada, foram identificados componentes recorrentes no entendimento do TBC, sob a ótica de diversos atores a ele relacionados: academia, governo, ongs etc. A análise destes componentes possibilitou o delineamento de 6 elementos chaves (dominialidade, interculturalidade, organização social, repartição de benefícios, integração econômica e gestão do bem comum) a serem considerados como base para a construção futura de indicadores capazes de aferir, à luz da sustentabilidade, o desempenho de iniciativas de TBC.

Biografia do Autor

  • Nathália Hallack Fabrino, Centro de Desenvolvimento Sustentável Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Bacharel em Turismo Mestranda em Desenvolvimento Sustentável Pesquisadora do LETS - Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (UnB)
  • Helena Araújo Costa, Departamento de Administração Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Administradora, Mestre em Turismo e Hotelaria, Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Professora da Universidade de Brasília. Coordena o LETS - Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (UnB)
  • Elimar Pinheiro do Nascimento, Centro de Desenvolvimento Sustentável Universidade de Brasília, Brasília, DF
    Sociólogo, com Doutorado pela Université de Paris V (Rene Descartes, França). Professor associado do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Coordena o LETS - Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (UnB)

Downloads

Publicado

27.09.2012

Como Citar

FABRINO, Nathália Hallack; COSTA, Helena Araújo; NASCIMENTO, Elimar Pinheiro do. Turismo de Base Comunitária (TBC): elementos chaves para aferir seu desempenho na perspectiva da sustentabilidade. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. DOI: 10.34024/rbecotur.2012.v5.6224. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6224. Acesso em: 16 jul. 2025.
Recibido 2012-06-30
Aprovado 2012-08-17
Publicado 2012-09-27