Turismo de Base Comunitária (TBC): elementos chaves para aferir seu desempenho na perspectiva da sustentabilidade

Autores

  • Nathália Hallack Fabrino Centro de Desenvolvimento Sustentável Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Helena Araújo Costa Departamento de Administração Universidade de Brasília, Brasília, DF
  • Elimar Pinheiro do Nascimento Centro de Desenvolvimento Sustentável Universidade de Brasília, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2012.v5.6224

Resumo

O turismo de base comunitária (TBC) representa uma proposta de desenvolvimento apoiada na conservação ambiental, na valorização da identidade cultural e na geração de benefícios diretos para as comunidades receptoras. O presente trabalho, por sua vez, tem como objetivo realizar uma revisão do arcabouço teórico do TBC para, então, identificar os elementos chaves de sua conceituação. A partir da compilação conceitual realizada, foram identificados componentes recorrentes no entendimento do TBC, sob a ótica de diversos atores a ele relacionados: academia, governo, ongs etc. A análise destes componentes possibilitou o delineamento de 6 elementos chaves (dominialidade, interculturalidade, organização social, repartição de benefícios, integração econômica e gestão do bem comum) a serem considerados como base para a construção futura de indicadores capazes de aferir, à luz da sustentabilidade, o desempenho de iniciativas de TBC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathália Hallack Fabrino, Centro de Desenvolvimento Sustentável Universidade de Brasília, Brasília, DF

Bacharel em Turismo Mestranda em Desenvolvimento Sustentável Pesquisadora do LETS - Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (UnB)

Helena Araújo Costa, Departamento de Administração Universidade de Brasília, Brasília, DF

Administradora, Mestre em Turismo e Hotelaria, Doutora em Desenvolvimento Sustentável. Professora da Universidade de Brasília. Coordena o LETS - Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (UnB)

Elimar Pinheiro do Nascimento, Centro de Desenvolvimento Sustentável Universidade de Brasília, Brasília, DF

Sociólogo, com Doutorado pela Université de Paris V (Rene Descartes, França). Professor associado do Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (CDS/UnB). Coordena o LETS - Laboratório de Estudos em Turismo e Sustentabilidade (UnB)

Downloads

Publicado

27.09.2012

Como Citar

Fabrino, N. H., Costa, H. A., & Nascimento, E. P. do. (2012). Turismo de Base Comunitária (TBC): elementos chaves para aferir seu desempenho na perspectiva da sustentabilidade. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 5(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2012.v5.6224
Recebido: 2012-06-30
Aceito: 2012-08-17
Publicado: 2012-09-27