O papel do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB) na busca por um turismo responsável (ecoturismo) para a Ilha de Cotijuba, Belém (PA)

Autores

  • Eliana Cruz Bezerra Gomes Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Bernardino da Costa e Silva Junior Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Karolina Moura Nogueira Universidade Federal do Pará, Belém, PA
  • Eduardo Lima dos Santos Gomes Universidade Federal do Pará, Belém, PA

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6206

Resumo

Este trabalho teve como objetivo avaliar o importante papel do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém na busca pelo fomento do turismo comunitário, como forma de desenvolvimento regional sustentável, tendo o ecoturismo como alternativa socioeconômica e ambiental para as comunidades residentes da ilha de Cotijuba. Para isso, utilizou-se de uma metodologia qualitativa, para a revelação de dados que conduzem à compreensão de que esse tipo de turismo é possível, desde que haja a participação e responsabilidade dos atores sociais envolvidos. As evidências encontradas revelaram que a ilha de Cotijuba é detentora de um autêntico potencial turístico, entretanto tem sido prejudicada pela intensa massificação da atividade turística, pela degradação ambiental e pelas mazelas sociais. Nesse sentido, o Movimento preocupado com tal situação, e ainda, apoiado na percepção das reais potencialidades turísticas da ilha acredita que o turismo comunitário possa ser um fator capaz de minimizar tais problemas, fortalecendo as relações de gênero na formação de capital social como instrumental importante no processo de desenvolvimento mais justo e igualitário. Assim, conclui-se que o ecoturismo revela-se como atividade promissora e adequada para a associação pesquisada em função de sua vertente relacionada com as questões sociais e ambientais de modo a promover o bem-estar local, a utilização dos recursos naturais existentes através da organização comunitária e do planejamento participativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliana Cruz Bezerra Gomes, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Bacharel em Turismo/UFPA; Especialista em Planejamento e Gestão do Ecoturismo na Amazônia pela FACTUR / ICSA / UFPA; Servidora da Secretaria Estadual de Educação do Estado do Pará (SEDUC).

Bernardino da Costa e Silva Junior, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Bacharel em Turismo (FACTUR / ICSA / UFPA), Especialista em Patrimônio Histórico e Educação Patrimonial (FIBRA), Guia de Turismo (CTHL / IFPA) e discente de graduação de Museologia (FAM /ICA / UFPA).

Karolina Moura Nogueira, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Bacharel em Turismo/ IESAM; Especialista em Planejamento e Gestão do Ecoturismo na Amazônia pela FACTUR / ICSA / UFPA.

Eduardo Lima dos Santos Gomes, Universidade Federal do Pará, Belém, PA

Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (NAEA / UFPA), Especialista em Gestão Publica (NAEA / UFPA), Bacharel em Turismo (FACTUR / ICSA / UFPA) e Professor Assistente II da Faculdade de Turismo do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31.05.2013

Como Citar

Gomes, E. C. B., Silva Junior, B. da C. e, Nogueira, K. M., & Gomes, E. L. dos S. (2013). O papel do Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém (MMIB) na busca por um turismo responsável (ecoturismo) para a Ilha de Cotijuba, Belém (PA). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(2). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6206

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-06-29
Aceito: 2012-12-14
Publicado: 2013-05-31