Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC)

Autores

  • Juliane Magagnin da Soller Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Antonio Carlos Castrogiovanni Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2014.v7.6175

Palavras-chave:

Turismo, Ensino de Geografia, Garopaba, Paisagem e Lugar.

Resumo

RESUMO O texto traz a pesquisa cujo objetivo central foi estudar a relação do turismo com a geografia, considerando o papel do ensino de geografia na leitura do patrimônio local. Ambientado em Garopaba, município litorâneo do estado de Santa Catarina, buscamos conhecer, provisoriamente, a importância do ensino de geografia na construção do espaço turístico, sendo que para sua compreensão empregamos na pesquisa os conceitos geográficos e a teoria das representações sociais contidas na leitura da paisagem e na construção do lugar. O método empregado foi o do paradigma da complexidade. Com a metodologia da pesquisa qualitativa, realizamos entrevistas episódicas com sujeitos turistas, moradores, professores de geografia locais e sujeitos que não conhecem Garopaba, bem como realizamos observações de campo. Observamos que a importância do ensino de geografia na leitura do patrimônio pode fomentar a contestação das formas agendadas, indo além do discurso descomprometido dos espaços racionais de turismo, bem como descobrir em primeira mão as pré-concepções que nos vendem dos destinos turísticos. O ensino de geografia de qualidade, que estude as paisagens a partir de suas gêneses, favorece a leitura valorativa do patrimônio material e imaterial que compõem os diferentes lugares. Geography and tourism: paths and challenges for a complex reading of patrimony at Garopaba (SC, Brazil) ABSTRACT The text presents a research about the relationship between tourism and geography, considering the role of teaching of geography in the reading of local patrimony. Placed in Garopaba, a town in the coast of Santa Catarina (Brazil), it aims at discovering, temporarily, the importance of the teaching of geography in the construction of the touristic space. For a better comprehension, we have used concepts from geography as well as from the social representation involved in the reading of landscape and the construction of the place. The method used was the complexity one. Through qualitative research, we have done narrated episodic interviews with tourists, locals and geography teachers, and made field observation. We have realized that the teaching of geography is important to the reading of patrimony as it allows a critical view over pre-established forms, helping to go beyond the uncommitted rational discourses of touristic places, as well as to discover the pre-conceptions that are sold about touristic spots. The teaching of high-quality geography, one that analyses landscape through its genesis, facilitates valuable readings of material and immaterial patrimonies that are found in different places. KEYWORDS: Tourism; Geography Teaching; Garopaba; Place and Landscape.

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Publicado

25.02.2014

Como Citar

Soller, J. M. da, & Castrogiovanni, A. C. (2014). Geografia e turismo: caminhos e desafios para a complexa leitura do patrimônio de Garopaba (SC). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 7(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2014.v7.6175
Recebido: 2012-06-27
Aceito: 2014-02-19
Publicado: 2014-02-25