O lugar Kalunga como lugar turístico: um olhar sobre o turismo rural no Engenho II em Cavalcante (GO)

Autores

  • Jorgeanny de Fátima Rodrigues Moreira Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO
  • Maria Geralda de Almeida Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6143

Resumo

No presente artigo apresentamos algumas reflexões e discussões acerca do desenvolvimento do turismo cultural e rural no Engenho II. Essa comunidade é constituída por remanescentes de quilombolas e localiza-se no município de Cavalcante, nordeste de Goiás. A atividade turística nessa comunidade é uma prática bastante incipiente, mas tem-se configurado como uma alternativa para o complemento de renda e amenização do êxodo rural. Os principais potenciais dessa área são os atrativos naturais e as práticas culturais, em especial suas manifestações festivas. No entanto, cabe investigar se a apropriação do turismo contribui para a preservação desses valores ou representa apenas mais um envolvimento efêmero e fugaz entre turista e lugar turístico. Pesquisas bibliográficas sobre o tema, observação e entrevistas com moradores são aportes teóricos e metodológicos que subsidiam o desenvolvimento da discussão. As possibilidades para o desenvolvimento do turismo na área são grandes, mas os Kalunga enfrentam desafios para a efetivação dessa atividade, conforme foram detalhados nas considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorgeanny de Fátima Rodrigues Moreira, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Turismóloga graduada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio Ambientais da Universidade Federal de Goiás. Acadêmica do curso de Geografia (Licenciatura) nessa mesma instituição de ensino.

Downloads

Publicado

31.08.2013

Como Citar

Moreira, J. de F. R., & Almeida, M. G. de. (2013). O lugar Kalunga como lugar turístico: um olhar sobre o turismo rural no Engenho II em Cavalcante (GO). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6143
Recebido: 2012-05-31
Aceito: 2013-06-18
Publicado: 2013-08-31