Perspectivas e ações de diferentes atores sociais na gestão e sustentabilidade do turismo em Vargem (SP)

Autores

  • Cristiane Ferraz e Silva Suarez Universidade São Francisco, Bragança Paulista, SP
  • Nayra de Moraes Gonçalves Moinho d'Água Treinamentos, Atibaia, SP
  • João Luiz de Moraes Hoefel Faculdades Atibaia, Atibaia, SP

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6126

Resumo

Este trabalho originou-se da constatação de que a área de estudo, o município de Vargem-SP, vem apresentando diversos problemas, principalmente relacionados ao desenvolvimento do turismo de forma desordenada, decorrentes de variadas alterações socioambientais regionais. O fato de o município estar inserido em uma Unidade de Conservação, a Área de Proteção Ambiental do Sistema Cantareira, enfatiza a necessidade de estudos que contribuam para a elaboração de políticas públicas que possam embasar planos turísticos sustentáveis aliados à conservação dos recursos naturais. Desta forma, este trabalho teve como objetivo identificar perspectivas e ações de diferentes atores sociais na gestão e sustentabilidade do turismo no município. Visando contemplar os objetivos propostos foram adotados procedimentos metodológicos que envolveram levantamentos bibliográficos, trabalhos de campo nos quais foram realizadas entrevistas e aplicação questionários semiestruturados, bem como a posterior análise dos dados. Os resultados obtidos possibilitaram apresentar uma discussão sobre turismo na visão dos diferentes atores sociais entrevistados e as estratégias e ações existentes para o turismo sustentável e a conservação ambiental em Vargem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Ferraz e Silva Suarez, Universidade São Francisco, Bragança Paulista, SP

Turismóloga, com mestrado em Turismo e doutora em Ambiente e Sociedade pelo NEPAM/UNICAMP.Atua como docente na USF desde 1999 e é assessora de relações internacionais na mesma instituição desde 2009.

Nayra de Moraes Gonçalves, Moinho d'Água Treinamentos, Atibaia, SP

Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pelas Faculdades Atibaia/ FAAT Atibaia. Bacharel em Turismo/Universidade São Francisco.

João Luiz de Moraes Hoefel, Faculdades Atibaia, Atibaia, SP

Doutor em Ciências Sociais IFCH/UNICAMP. Professor, Coordenador e Pesquisador do Núcleo de Estudos em Sustentabilidade/Faculdades Atibaia/FAAT Atibaia/SP e Professor da Universidade São Francisco, Bragança Paulista/SP.

Downloads

Publicado

31.08.2013

Como Citar

Suarez, C. F. e S., Gonçalves, N. de M., & Hoefel, J. L. de M. (2013). Perspectivas e ações de diferentes atores sociais na gestão e sustentabilidade do turismo em Vargem (SP). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6126
Recebido: 2012-05-31
Aceito: 2013-07-01
Publicado: 2013-08-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)