Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural

Autores

  • Georgia Patrícia da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Boa Vista, RR
  • Elizabete Melo Nogueira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Boa Vista, RR
  • Maria Neusa de Lima Pereira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Boa Vista, RR

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2012.v5.6123

Resumo

Os diversos produtos culturais são fortes aliados para promover determinados destinos turísticos. Os centros históricos com acervo de patrimônios culturais, por exemplo, exercem grande influência no imaginário das pessoas e, por isso, quando associados ao marketing, podem criar cenários, expectativas e fantasias que despertam desejos nas pessoas, sendo algumas delas nem sempre alcançáveis na realidade. Este trabalho teve o objetivo de discutir a relação entre a promoção e a realidade no turismo do Centro Histórico de São Luís, notadamente do bairro Praia Grande- MA, cenário do patrimônio cultural, sob a ótica dos turistas. Para isso, foram consultados registros realizados pelos turistas no livro de protoloco da Secretaria do Turismo do Estado. Também foram realizadas algumas conversas, sob forma de consulta, com comerciantes locais, no intuito de cruzar as informações obtidas. Como resultado, pôde-se perceber nos registros, que expressam a “voz” do turista, reforçada pela dos comerciantes a reclamação, o descontentamento, insatisfação e a cobrança por melhorias da infraestrutura, de acessos e atendimento quando se referem a um dos principais destinos turísticos da cidade. A fantasia tão propalada positivamente pelas mídias contradiz a realidade no cenário do patrimônio cultural.

Biografia do Autor

  • Georgia Patrícia da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Boa Vista, RR
    Professora - IFR Doutora em Políticas Públicas- UFMA Departamento de Pesquisa e Pós-Graduação
  • Elizabete Melo Nogueira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Boa Vista, RR
    Professora - IFRR Mestranda em Educação Agrícola - UFRRJ Diretoria de Graduação
  • Maria Neusa de Lima Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima, Boa Vista, RR
    Professora - IFRR Mestre em História Social - UFRJ Diretoria de Graduação

Downloads

Publicado

27.09.2012

Como Citar

SILVA, Georgia Patrícia da; NOGUEIRA, Elizabete Melo; PEREIRA, Maria Neusa de Lima. Promoção do turismo na Praia Grande (MA): entre a fantasia e a realidade no cenário do patrimônio cultural. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), [S. l.], v. 5, n. 3, 2012. DOI: 10.34024/rbecotur.2012.v5.6123. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/ecoturismo/article/view/6123. Acesso em: 16 jul. 2025.
Recibido 2012-05-31
Aprovado 2012-12-10
Publicado 2012-09-27