Da dádiva à hospitalidade privada: o caso das famílias rurais de Carmo (RJ) e o seu acesso ao turismo

Autores

  • Dan Gabriel D'Onofre Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS
  • Marcelino de Souza Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6067

Resumo

O turismo no espaço rural é cada vez mais um direito reivindicado pelos citadinos. Todavia, pouca atenção é dada às famílias rurais que têm tido acesso ao turismo em seus momentos de lazer, a romper com a hegemonia de que apenas famílias urbanas usufruem o lazer turístico. Assim, este artigo almeja elucidar como tal fenômeno se sucede no município de Carmo, na Serra Fluminense. Para tal, fez-se um estudo de caso que prioriza a abordagem qualitativa. Requisitaram-se dados secundários multidisciplinares, além de entrevistas com as famílias rurais para a obtenção de dados primários sobre os hábitos de viagens e de hospitalidade. Como resultado, tenciona-se demonstrar como a teoria da hospitalidade privada se relaciona com a dádiva, a demonstrar que as famílias rurais não são apenas anfitriãs, mas também hóspedes enquanto reivindicam o acesso ao lazer turístico. Dessa maneira, a oposição à troca mercantil elenca a dádiva como um sustentáculo que propicia análises diversas sobre as prestações simbólicas e recíprocas presentes na hospitalidade privada, cerne desse trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dan Gabriel D'Onofre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Mestrando em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), também é Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, onde tambem atuava como estagiário da Revista Acadêmica Itinerarium (circulação eletrônica), sob a função de Editor de Seção. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2009 - 2010). É Técnico em Agropecuária com ênfase em Agropecuária Orgânica pelo Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ. Tem experiência na área de pesquisa em Turismo, Desenvolvimento Rural, Hospitalidade, Lazer e Patrimônio.

Marcelino de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual de Londrina (1986), mestrado em Extensão Rural pela Universidade Federal de Santa Maria (1993) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Atualmente é professor associado do Departamento de Ciências Econômicas e dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural e de Agronegócio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É consultor ad hoc das Revistas Turismo Visão e Ação (Itajaí), Caderno Virtual de Turismo e Organizações Rurais e Agroindustriais. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Desenvolvimento Rural Sustentável, atuando principalmente nos seguintes temas: turismo rural, desenvolvimento rural, desenvolvimento sustentável, multifuncionalidade e políticas públicas.

Downloads

Publicado

31.05.2013

Como Citar

D’Onofre, D. G., & Souza, M. de. (2013). Da dádiva à hospitalidade privada: o caso das famílias rurais de Carmo (RJ) e o seu acesso ao turismo. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 6(2). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2013.v6.6067

Edição

Seção

Artigos
Recebido: 2012-05-23
Aceito: 2013-04-21
Publicado: 2013-05-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)