BONITO PARA QUEM? UM ESTUDO SOBRE UM DESTINO TURÍSTICO NO MATO GROSSO DO SUL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS, BONITO, MS, BRASIL.

Autores

  • Marcelo Teixeira Cesar de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5987

Resumo

A região de Bonito, localizada no estado do Mato Grosso do Sul, tornou-se a região mais visitada no turismo de natureza nos últimos anos no Brasil. O objetivo principal desta pesquisa foi o de analisar as atividades de turismo na região desde o seu surgimento na década de 1980, avaliando a implantação, desenvolvimento e gestão. O estudo abrange os municípios de Bonito, Jardim e Bodoquena onde a atividade turística se desenvolve. Bonito é apresentado na mídia e através da propaganda das operadoras como um destino de ecoturismo. O crescimento do turismo nos últimos 20 anos, a facilitação dos acessos, a expansão dos meios de hospedagem e a recente construção do aeroporto sinalizam para um fluxo em massa que agrava um quadro preocupante que pode ampliar conflitos já existentes entre conservacionistas e o turismo. A experiência somada de 25 anos acompanhando diretamente a atividade de ecoturismo junto a grupos em atividades dirigidas em várias áreas naturais do Brasil serviu como referencial de partida para condução deste trabalho. A pesquisa exploratória através destas viagens a Bonito foi realizada durante quatro anos - 1989, 1990, 2000, 2004 - num total de 21 dias. Através de uma abordagem multidisciplinar trabalhou–se com dados coletados em campo com registro em bloco de notas e fotografias. Esses dados coletados durante esta fase serviram para a confecção de questionário para as entrevistas semi-estruturadas. Os depoimentos foram colhidos de pessoas-chave que testemunharam o processo de implantação do turismo na região. Foram feitas entre os meses de março e abril de 2010. Os dados levantados foram sistematizados e agrupados em categorias que continham informações do histórico, dos recursos naturais, infra-estrutura e serviços, mídia, marketing e promoção, pesquisa na região, padrões de visitação, educação ambiental, conflitos e gestão ambiental. Esses dados compuseram um quadro histórico dos acontecimentos. Foram usadas posteriormente três indicadores - conservação, sustentabilidade ambiental e interpretação ambiental - com o intuito de verificar se cabe o uso do rótulo “eco” para o turismo desenvolvido na região. Concluiu-se que a conservação está garantida, principalmente ao redor dos atrativos turísticos naturais, provocando um efeito bolha. Os mecanismos de gestão não asseguraram a sustentabilidade ambiental da atividade, pois carecem de compromissos mais amplos com relação às responsabilidades socioambientais. A atividade de interpretação ambiental ainda é pouco presente nos programas de turismo na região. Como tal, estas atividades não devem ser promovidas como ecoturismo. Vale nota, no entanto, o fato de que foram identificadas algumas propriedades onde é aplicado o manejo sustentável e a educação ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24.10.2011

Como Citar

Oliveira, M. T. C. de. (2011). BONITO PARA QUEM? UM ESTUDO SOBRE UM DESTINO TURÍSTICO NO MATO GROSSO DO SUL: SITUAÇÃO ATUAL E PERSPECTIVAS, BONITO, MS, BRASIL. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 4(4). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5987

Edição

Seção

Arquivos Individuais
Recebido: 2011-08-30
Aceito: 2011-09-01
Publicado: 2011-10-24