O DIAGNÓSTICO DO SETOR PRODUTIVO DO TURISMO E O ESTUDO DOS MODELOS MULTIORGANIZACIONAIS NO PARQUE SERRA DAS ANDORINHAS: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO.

Autores

  • Bárbara Pereira Carmona dos Santos
  • Abel Pojo Oliveira
  • Maria do Pérpetuo Socorro Rodrigues de Almeida

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5939

Resumo

O presente artigo apresenta uma discussão conceitual realizada acerca dos modelos multiorganizacionais aplicados ao setor produtivo do turismo, com o objetivo de identificar o que melhor poderia contribuir na organização e no desenvolvimento do turismo de base comunitária no setor 03 do Parque Serra das Andorinhas. Para que possa ser entendido com mais clareza, em seguida é apresentado um apanhado de conceitos que esclarecem o que é o turismo de base comunitária, a que situação e quais são os seus elementos formadores (valores que se baseia), bem como, a quem se aplica. De posse do apanhado conceitual apresentado, foi realizado, o diagnóstico in loco dos agentes produtivos do turismo existentes e potenciais que fazem parte da comunidade de Santa Cruz dos Martírios, situada no entorno do referido parque. Como resultados preliminares e demonstrados neste trabalho, estão os argumentos que apontam o modelo de desenvolvimento de “rede” como mais indicado para a realidade local e a possível superação de problemas históricos nas tentativas de implantação de visitação a esta localidade. O desenvolvimento do turismo baseado no conceito de “comunitário” é outro agente que vem com o intuito de reconhecer a comunidade como parte ativa no processo de desenvolvimento do setor turístico e, por fim, o diagnóstico apresentado demonstra que as indicações aqui defendidas estão em consonância com as expectativas das comunidades envolvidas e com isso têm em sua essência grande potencial de êxito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

10/24/2011

Como Citar

Santos, B. P. C. dos, Oliveira, A. P., & Almeida, M. do P. S. R. de. (2011). O DIAGNÓSTICO DO SETOR PRODUTIVO DO TURISMO E O ESTUDO DOS MODELOS MULTIORGANIZACIONAIS NO PARQUE SERRA DAS ANDORINHAS: UMA PROPOSTA DE ORGANIZAÇÃO DO TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 4(4). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5939

Edição

Seção

Arquivos Individuais
##plugins.generic.dates.received## 2011-07-01
##plugins.generic.dates.accepted## 2011-08-05
##plugins.generic.dates.published## 2011-10-24