Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico.

Autores

  • José Cláudio Ramos Rodrigues

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5920

Resumo

O presente estudo de caso caracteriza-se como um estudo exploratório e tem por objetivo geral propor ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico. A metodologia adotada, que inclui aspectos qualitativos e quantitativos foi baseada na pesquisa bibliográfica e na aplicação de entrevistas estruturadas e semi-estruturadas, caracterizando-se como um estudo de caso. Pesquisaram-se diferentes segmentos sociais envolvidos direta ou indiretamente com o Projeto de Ecoturismo no município: o poder público municipal, os órgãos públicos, as organizações não governamentais, os empresários, os comerciantes, os proprietários rurais e os sitiantes. A partir dos resultados obtidos foi possível verificar a percepção dos segmentos sociais em relação aos impactos sobre o meio biológico. A discussão trata dos impactos negativos e positivos que poderão ocorrer no meio biológico, contendo propostas de ações para minimizar e/ou compensar os impactos negativos. A partir desses resultados, foi possível apontar soluções para o desenvolvimento de uma atividade turística comprometida com os princípios da sustentabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01.10.2011

Como Citar

Rodrigues, J. C. R. (2011). Ações mitigadoras e compensatórias para o desenvolvimento de um Ecoturismo sustentável no município de Jacinto Machado (SC), através da identificação dos impactos no meio biológico. Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 4(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2011.v4.5920
Recebido: 2011-05-06
Aceito: 2011-09-12
Publicado: 2011-10-01