Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP)

Autores

  • Fernanda Rocha
  • Fabiana Pestana Barbosa
  • Denis Moledo de Souza Abessa

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2010.v3.5897

Resumo

Neste trabalho, foi realizado um diagnóstico das condições e da estrutura de uma trilha ecológica situada no Parque Estadual Xixová-Japuí, e soluções foram propostas para os problemas encontrados. Foram realizadas três visitas ao Parque, entre 2005 e 2008, nas quais a trilha foi analisada em relação às condições de segurança, estado de conservação, facilidade de circulação e sinalização. Para facilitar a análise e a posterior proposição de melhorias, a trilha foi dividida em seis trechos, de acordo com as principais características encontradas. Todos os trechos foram considerados como apresentando baixa comodidade ou de risco para os visitantes e necessitam de melhorias na infra-estrutura, tais como corrimões e escadas, sistemas de drenagem da água, lixeiras, placas informativas e delimitação do caminho existente. Para que a trilha ecológica seja viabilizada para o uso público em conformidade com os objetivos do parque, outros setores do parque devem ser também recuperados ou modificados, e outras estruturas de apoio devem ser implantadas. Com a adoção de infraestrutura completa para o recebimento de visitantes, o Parque poderá constituir um importante local para recreação e educação ambiental na Baixada Santista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

08.10.2010

Como Citar

Rocha, F., Barbosa, F. P., & Abessa, D. M. de S. (2010). Trilha ecológica como instrumento de Educação Ambiental: estudo de caso e proposta de adequação no Parque Estadual Xixová-Japuí (SP). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 3(3). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2010.v3.5897
Recebido: 2010-03-20
Aceito: 2010-06-01
Publicado: 2010-10-08