A inter-relação do artesanato tradicional com a Mata Atlântica e seus ecossistemas associados na Rota Turística do Verde e das Águas (ES)

Autores

  • Mário Vinícius Cinelli Zanetti
  • Ubirajara Corrêa Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.34024/rbecotur.2010.v3.5865

Resumo

O objetivo geral deste estudo foi catalogar as matérias-primas oriundas da flora local da Mata Atlântica na Rota Turística do Verde e das Águas (ES), composto pelos municípios de Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra. Foram definidas as seguintes metas: 1. Identificar amostras de peças artesanais produzidas pelos artífices da Rota, sendo 1 (um) artesão (a) por município; 2. Elencar as matérias-primas extrativistas oriundas da Mata Atlântica e de seus Ecossistemas Associados e 3. Propor ações de valorização do artesanato tradicional através do desenvolvimento do Ecoturismo. A metodologia utilizada foi: Pesquisa de Gabinete; Visitas de Campo; Tabulação de Dados e Formatação dos Resultados; Redação Final e Publicação dos Resultados. A partir da análise das informações obtidas nas entrevistas foi possível identificar que em grande parte, as matérias-primas são coletadas nas áreas de cobertura vegetal caracterizadas pela Mata Atlântica, a Restinga e o Manguezal. Ao final do estudo, foi concluído o levantamento textual do artesanato local (embasado na metodologia apresentada) e suas respectivas matériasprimas utilizadas pelos artesãos entrevistados. Sugerem-se como intervenções: mobilizar e sensibilizar os moradores, turistas e visitantes no que se refere à preservação ambiental; assegurar o desenvolvimento econômico local através do desenvolvimento da cultura, do meio ambiente e do turismo; propor ações de Educação Ambiental além de outras ações necessárias para o desenvolvimento local e a preservação da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

24.01.2010

Como Citar

Zanetti, M. V. C., & Nascimento, U. C. (2010). A inter-relação do artesanato tradicional com a Mata Atlântica e seus ecossistemas associados na Rota Turística do Verde e das Águas (ES). Revista Brasileira De Ecoturismo (RBEcotur), 3(1). https://doi.org/10.34024/rbecotur.2010.v3.5865
Recebido: 2009-10-03
Aceito: 2009-12-12
Publicado: 2010-01-24